Deputado pede fim do foie gras em todo o país


28/08/2015 15:35 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Ganso sendo engordado para a produção do foie gras: crueldade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Feliciano Filho (PEN) protocolou na tarde desta quarta-feira uma moção à presidenta da República e aos presidentes da Câmara e do Senado Federal a fim de que estudos sejam conduzidos para a criação e desenvolvimento de Projeto de Lei ou normativa que a comercialização e produção de "foie gras" enlatado ou in natura, responsáveis pelos maus-tratos de um grande número de aves no País.

""Foie gras" signifícia "fígado gordo" em francês e consiste no fígado inchado, com enorme acúmulo de gordura, de um pato ou ganso que recebeu alimentação forçada, ou seja, que passou pelo denominado processo de superalimentação," explicou o deputado. "O alimento é introduzido à força até o esôfago do animal, o que muitas vezes causa sua morte."

A atrocidade é tamanha que vários países, tais como Alemanha, Argentina, Dinamarca, Irlanda, Israel, Noruega, Suécia, Suíça, Reino Unido, dentre outros, já eliminaram esse procedimento envolto em crueldade.

Com essa moção, o parlamentar espera elevar o tema à abrangência nacional. "Essa proibição com certeza irá contribuir com a formação de uma sociedade consciente de seus deveres e capaz de cooperar efetivamente com o fim dos maus-tratos de animais no Brasil," conclui Feliciano.

A moção será apreciada pelos deputados da Assembleia paulista e, se aprovada, será enviada a Brasília.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp