Audiência discute o Plano Estadual de Educação


28/08/2015 14:26 | Da Assessoria do Deputado Raul Marcelo

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Debate sobre a versão atualizada do Plano Estadual de Educação (PEE)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg175011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu na noite da última quarta-feira, 26/8, as diversas pessoas envolvidas na discussão e desenvolvimento da versão atualizada do Plano Estadual de Educação (PEE) formulada pela sociedade paulista, originalmente, em 2003.

O deputado Raul Marcelo é o autor do PL nº1035/15, que cria o Plano Estadual de Educação e estabelece as metas e estratégias para a educação paulista no próximo decênio. Raul conduziu e abriu o debate reafirmando a importância da proposta elaborada por diversas entidades da educação para enfrentar os problemas educacionais existentes hoje, como o baixíssimo orçamento destinado à educação e os problemas estruturais da rede pública de ensino em todos os níveis.

O professor da USP, João Zanetic, destacou a meta do PEE que trata dos percentuais de investimentos do PIB paulista em Educação. Hoje, o Governo do Estado destina apenas 3,07% para o investimento na área. O PEE da sociedade paulista defende o investimento crescente de 6,0% até 2018 e 9,5% até 2025, investimento necessário para o enfrentamento de problemas históricos e estruturais da educação paulista.

Segundo o professor da Unicamp, Vicente Rodriguez, o PL 1035/15, que oficializa o PEE, é extraordinário e ganha sentido se houver posicionamento frente à população. Para Vicente, qualquer proposta do plano passa, em essência, pelo combate às desigualdades.

Áquilas Mendes, da PUC, posicionou-se a favor da luta pela educação pública de qualidade para todos. Para ele, o Plano Estadual de Educação pautado, bem como a audiência promovida pela liderança do PSOL, são mecanismos importantes que devem ser proliferados e aproveitados para avançar em discussões críticas e aprofundadas sobre o assunto.

alesp