Lançada frente parlamentar por políticas públicas na Educação Física


01/09/2015 20:06 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Cerimônia na Assembleia marca lançamento da Frente Parlamentar por Políticas Públicas na Educação Física  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no lançamento da frente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helio Nishimoto diz que o objetivo da Frente é colher sugestões para melhorar o esporte escolar e educação física no Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar que reúne especialistas e parlamentares lamenta o plano inferior em que se encontra a Educação Física nos currículos escolares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175163.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a coordenação do deputado Helio Nishimoto (PSDB) e a participação do deputado Luiz Fernando (PT), foi lançada nesta terça-feira, 1º/9, a Frente Parlamentar pela Elaboração de Políticas Públicas para o Esporte e a Educação Física.

No Dia do Educador Físico, conforme lembrou Nishimoto, que escolheu a data para o lançamento da frente, especialistas em educação física discutiram aspectos da disciplina e de como ela está relegada, no momento, a um plano inferior entre as disciplinas curriculares nas escolas. No entanto, a esperança de que as políticas públicas, bem estruturadas e perenes, conforme pensamento da maioria presente, possam tirar da letargia a educação física no Brasil, foi a tônica do lançamento da frente.

A compreensão de que a educação física deve se preocupar com a formação de cidadãos, ensinando valores aos alunos que ultrapassam a prática do esporte como convivência, tolerância, trabalho em grupo, disciplina etc. levou os participantes a uma leitura pessimista quanto ao legado tanto da Copa do Mundo de 2014, quanto das Olimpíadas de 2016, por não ter causado - e sem possibilidade de causar pelo avançado da data - nenhuma mudança no tratamento que a educação física recebe por parte de educadores e alunos.

"O objetivo da frente é colher sugestões para melhorar as políticas públicas no Estado de São Paulo voltadas para o esporte escolar e a educação física", declarou Nishimoto.

alesp