Falta de recursos é o principal problema das Santas Casas, afirma presidente da Fehosp


03/09/2015 19:42 | Da Redação: Giulia Mendes e Kelly Lopes - Foto: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Edson Rogatti e Ed Thomas durante reunião da CPI das Santas Casas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Rogatti, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogatti diz que a falta de recursos é o principal problema das  Santas Casas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Afonso Lobato,  André do Prado e Jooji Hato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175352.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder fala sobre requerimento que propõe a presença de um representante do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI das Santas Casas desta quinta-feira, 3/9<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, foi ouvido na CPI das Santas Casas, em reunião realizada nesta quinta-feira, 3/9. Rogatti expôs a situação caótica que acomete as santas casas e hospitais filantrópicos do país, cuja dívida total chega a R$ 21,5 bilhões.

Edson Rogatti acrescentou que 56% das internações do SUS são feitas pelos hospitais filantrópicos e que, muitos já fecharam as portas e outros estão sob os cuidados das prefeituras. Sem contar os casos de atrasos no pagamento dos funcionários.

Um exemplo é a Santa Casa de Aparecida, que atende 35 mil habitantes, além de milhares de romeiros, e continua prestando serviços à população, apesar dos três meses de atraso no pagamento. Representantes de outras Santas Casas também estiveram presentes, como Guaratinguetá e São José dos Campos.

Ed Thomas (PSB), presidente da CPI, questionou Rogatti se o problema das Santas Casas não está ligado à má gestão. O presidente da Fehosp replicou que a má gestão é inevitável e os culpados devem ser punidos, mas que, a seu ver, o principal problema está ligado à falta de recursos.

O deputado André do Prado (PR) parabenizou Rogatti pelo trabalho e reconheceu a urgência de recursos às Santas Casas, afirmando que é preciso priorizar a saúde e que as entidades estão no limite. O caos será maior quando os hospitais filantrópicos fecharem, como já começa a acontecer em alguns municípios. O parlamentar sugeriu também uma grande mobilização que impulsione a sociedade a ajudar as santas casas.

Carlos Neder (PT) fez um requerimento propondo a presença de um representante do CEALAG (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão), que atua em parceria com as santas casas, para apresentar um diagnóstico da realidade encontrada no Estado.

Estiveram presentes à reunião da CPI das Santas Casas os parlamentares: Ed Thomas (PSB), André do Prado (PR), Carlos Neder (PT), Afonso Lobato (PV), Orlando Bolçone (PSB) e Jooji Hato (PMDB).

alesp