Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o HPV


11/09/2015 11:43 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Governo quer garantir imunização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria da Saúde iniciou a segunda fase da campanha de imunização contra o HPV (Papilomavírus humano) destinada às meninas entre nove e 11 anos de idade. A primeira etapa, realizada em março deste ano, vacinou 558 mil meninas segundo relatório da Secretaria encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo.

De acordo com o deputado Edmir Chedid (DEM), a vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. "Trata-se de uma medida importante que deve merecer toda a atenção dos pais ou dos responsáveis legais", complementou.

O parlamentar, autor do Projeto de Lei 669/2015, que torna obrigatória e gratuita a vacinação contra o HPV à população masculina entre nove e 45 anos de idade (a proposta está em análise na Assembleia Legislativa), destacou ainda o alcance da primeira fase da campanha. "Em março, 58% do público-alvo no Estado recebeu a vacina, um dos maiores percentuais do país", comentou.

Além dos postos e das Unidades Básicas de Saúde, as doses também estão disponíveis gratuitamente em todos os Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), mediante apresentação de algum documento, a exemplo do exame confirmatório ou encaminhamento médico.

echedid@al.sp.gov.br

EDMIRCHEDID1HPVe.jpg

alesp