Deputada requer informações sobre descarte de 34,2 toneladas de alimentos na rede estadual


14/09/2015 09:50 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Deputada quer respostas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Márcia Lia (PT) protocolou na Assembleia Legislativa requerimento solicitando do Secretário de Educação, Herman Jacobus Comelis Voorwald, informações acerca do descarte de 34,2 toneladas de alimentos vencidos que seriam destinados à merenda escolar da rede estadual em 2014.

Márcia preparou o requerimento com base no relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que visitou 135 escolas, sendo 72 delas na capital e o restante no interior, entre setembro e dezembro do ano passado. De acordo com o órgão, o governo do estado conta com um sistema que dificulta o controle de estoque e um método deficiente de contagem de refeições.

A denúncia também foi tema de reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, de 27 de agosto último.

"Onde são estocados os alimentos fornecidos às nossas crianças? Há uma fiscalização antes de serem distribuídos às escolas? Se a resposta for negativa, há previsão de se implementar um controle de estoque para que a merenda não fique vencida, evitando assim o desperdício? ", questiona a deputada no documento.

No documento protocolado na Alesp, Márcia Lia ainda pergunta sobre a quantidade de nutricionistas para fiscalizar a qualidade da merenda escolar na rede estadual. "O acompanhamento de profissionais se faz necessário para garantir a qualidade da alimentação", pontuou. Na avaliação de Márcia Lia, essa é uma questão de saúde pública que reveste a necessidade de informações urgentes.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp