Assembleia vai transformar estudos acadêmicos da USP em projetos de Lei

Espaço da universidade no Palácio 9 de Julho será destinado a exposições históricas e científicas
15/09/2015 20:16 | Da Redação Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Fernando Capez, Marco Antonio Zago e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175778.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia vai receber as dissertações de mestrado, teses de doutorado e as pesquisas científicas da Universidade de São Paulo para, depois de análise, traduzi-las em projetos de lei ou em ações concretas junto ao Poder Executivo. Além disso, será instalado no Palácio 9 de Julho o Espaço USP, destinado à realização de exposições do acervo histórico e científico da universidade.

Para isso, serão assinados dois convênios entre as instituições: um técnico-científico e um técnico-cultural. A parceria foi concebida na última quinta-feira, 10/9, quando o presidente da Assembleia, Fernando Capez, recebeu o reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago.

Na ocasião, o reitor reafirmou o compromisso da USP com a população: "A USP é uma instituição do povo paulista, entre as suas missões está exatamente a de ouvir a sociedade, e ninguém representa melhor a sociedade do que a Assembleia Legislativa na pessoa de seu presidente".

Capez garantiu que a Casa disponibilizará servidores do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) para organizar e monitorar os eventos no Espaço USP. "É importante tornar concreto o projeto de transformar a Assembleia em um centro cultural", afirmou.

Com relação aos projetos de lei baseados em estudos acadêmicos, o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, Itamar Borges (PMDB), elogiou a iniciativa da Presidência. "Este é mais um dos atos da Assembleia Legislativa que nós temos de destacar. O presidente Capez está buscando construir projetos de autoria coletiva junto às comissões temáticas da Casa, e isso tem gerado contribuições efetivas para o Estado".

alesp