Audiência pública debate despoluição do rio Tietê


17/09/2015 11:31 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Participação de Marcos Martins durante audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na terça-feira, 15/9, a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir a despoluição do Rio Tietê e da represa Guarapiranga, proposta pelo deputado estadual Marcos Martins (PT).

A audiência presidida pela deputada Ana do Carmo (PT) contou com a participação de parlamentares, ONG"s, movimentos sociais, representantes da sociedade civil e dos diretores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Dante Ragazzi Pauli e Nelson Menegon. Também compuseram a mesa a coordenadora da rede de águas do SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, os prefeitos e os secretários de meio ambiente de diversos municípios atingidos pelo rio.

De acordo com Pauli, o programa de despoluição do Rio Tietê, iniciado na década de 90, continua. No entanto, parecendo desconsiderar os mais de 20 anos do processo, o superintendente chegou a afirmar que a despoluição do rio não se dará em apenas dois anos, pois dependeria de vários outros fatores além da competência da companhia de saneamento. "Numa metrópole de 20 milhões de habitantes, esqueçam a ideia de nadar no Tietê, quem pensa isso está voando", afirmou irritado o funcionário do alto escalão da Sabesp.

marcosmartins@al.sp.gov.br

alesp