Sessão solene presta homenagem aos 142 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont











A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 18/9, sessão solene em comemoração ao 142º aniversário de Santos Dumont e à posse da nova diretoria do Instituto Alberto Santos Dumont.
O Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, fez as honras da Casa e destacou a importância da homenagem, enaltecendo o Pai da Aviação. O deputado Coronel Camilo (PSD) conduziu a cerimônia, que teve na mesa o deputado Coronel Telhada (PSDB); o tenente-brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; o major- brigadeiro, Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante do 4º Comando Aéreo Regional (Comar) e o Coronel Edson Luiz Gaspar, presidente empossado do Instituto Alberto Santos Dumont.
A homenagem também contou com a presença de Marcos Vilares, sobrinho-bisneto de Santos Dumont; do empresário Marcos Palhares, o segundo brasileiro que irá viajar ao espaço, e autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Militar.
Aprígio de Moura fez um discurso em homenagem ao herói nacional e lembrou que o Patrono da Aeronáutica Brasileira não apenas criou o avião, mas sim a própria aviação, chegando a abrir mão dos direitos de patente do seu invento para que fosse construído em grande número. "O inventor, Patrono da Aeronáutica, tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília", destacou Moura.
Cidadão brasileiro
Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira, posteriormente rebatizado de Santos Dumont em homenagem ao ilustre morador. Apesar de ascendência europeia " filho do engenheiro de obras públicas, o francês Henrique Dumont, e de Francisca Santos Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa, o inventor é brasileiro genuíno. O inventor foi emancipado aos 18 anos, em 1891, quando partiu para a França com o objetivo de completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar. Ao chegar em Paris, admirou-se com os motores de combustão que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis.
O primeiro vôo do 14 bis
O histórico vôo ocorreu no dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, localizado no Bosque de Bolonha, um grande parque público de Paris, estabelecido na década de 1850, durante o reinado de Napoleão 3º. Às quatro da tarde, o 14Bis voou por uma distância de 60 metros, a uma altura que variava entre 2m e 3m, durante sete segundos, e conquistou a Taça Archdeacon, que premiaria o primeiro aeronauta que conseguisse voar por mais de 25 metros em um vôo nivelado. "Tive de súbito a sensação de uma imobilidade calma, perfeita. Nada de trepidações, de sobressaltos, ondulação das asas! Foi assim que soube que deixei o solo", declarou Dumont, assim que pousou com o 14Bis. Uma multidão de testemunhas assistiu a proeza e, no dia seguinte, toda a imprensa louvou o fato histórico. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como costumava fazer.
Instituto Alberto Santos Dumont
Durante a cerimônia, foram colhidas as assinaturas da nova diretoria do Instituto Alberto Santos Dumont, que terá o coronel Edson Luiz Gaspar como presidente; Ricardo Jacob de Magalhães Correa como vice; e o coronel da FAB Paulo Marins Filho como 1º secretário. Participarão ainda da direção da entidade Renato Kublikowski e Marcos Siciliano Vilares Filho.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações