Sessão solene presta homenagem aos 142 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont


18/09/2015 17:57 | Da redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubistchek durante cerimônia em homenagem a Santos Dumont<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Busto de Santos Dumont no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aprigio Azevedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo preside a sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Falconi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada discursa durante solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK durante sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Luiz Gaspar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175933.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Luiz Gaspar, Cel. Telhada, Aprigio Azevedo, Cel. Camilo, Wlater Werner Brauer e Marcelo Damasceno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175934.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez (ao microfone) presidiu o início da solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175935.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Luiz Gaspar assina posse na nova diretoria do Instituto Santos Dumont<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175936.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 18/9, sessão solene em comemoração ao 142º aniversário de Santos Dumont e à posse da nova diretoria do Instituto Alberto Santos Dumont.

O Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, fez as honras da Casa e destacou a importância da homenagem, enaltecendo o Pai da Aviação. O deputado Coronel Camilo (PSD) conduziu a cerimônia, que teve na mesa o deputado Coronel Telhada (PSDB); o tenente-brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; o major- brigadeiro, Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante do 4º Comando Aéreo Regional (Comar) e o Coronel Edson Luiz Gaspar, presidente empossado do Instituto Alberto Santos Dumont.

A homenagem também contou com a presença de Marcos Vilares, sobrinho-bisneto de Santos Dumont; do empresário Marcos Palhares, o segundo brasileiro que irá viajar ao espaço, e autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Militar.

Aprígio de Moura fez um discurso em homenagem ao herói nacional e lembrou que o Patrono da Aeronáutica Brasileira não apenas criou o avião, mas sim a própria aviação, chegando a abrir mão dos direitos de patente do seu invento para que fosse construído em grande número. "O inventor, Patrono da Aeronáutica, tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília", destacou Moura.

Cidadão brasileiro

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira, posteriormente rebatizado de Santos Dumont em homenagem ao ilustre morador. Apesar de ascendência europeia " filho do engenheiro de obras públicas, o francês Henrique Dumont, e de Francisca Santos Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa, o inventor é brasileiro genuíno. O inventor foi emancipado aos 18 anos, em 1891, quando partiu para a França com o objetivo de completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar. Ao chegar em Paris, admirou-se com os motores de combustão que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis.

O primeiro vôo do 14 bis

O histórico vôo ocorreu no dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, localizado no Bosque de Bolonha, um grande parque público de Paris, estabelecido na década de 1850, durante o reinado de Napoleão 3º. Às quatro da tarde, o 14Bis voou por uma distância de 60 metros, a uma altura que variava entre 2m e 3m, durante sete segundos, e conquistou a Taça Archdeacon, que premiaria o primeiro aeronauta que conseguisse voar por mais de 25 metros em um vôo nivelado. "Tive de súbito a sensação de uma imobilidade calma, perfeita. Nada de trepidações, de sobressaltos, ondulação das asas! Foi assim que soube que deixei o solo", declarou Dumont, assim que pousou com o 14Bis. Uma multidão de testemunhas assistiu a proeza e, no dia seguinte, toda a imprensa louvou o fato histórico. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como costumava fazer.

Instituto Alberto Santos Dumont

Durante a cerimônia, foram colhidas as assinaturas da nova diretoria do Instituto Alberto Santos Dumont, que terá o coronel Edson Luiz Gaspar como presidente; Ricardo Jacob de Magalhães Correa como vice; e o coronel da FAB Paulo Marins Filho como 1º secretário. Participarão ainda da direção da entidade Renato Kublikowski e Marcos Siciliano Vilares Filho.

alesp