Sessão solene comemora o Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul

Representantes das unidades da Frafem em todo o Estado participaram da homenagem
21/09/2015 21:15 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:


O Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, 25 de setembro, instituído pela Lei 15.526, de 2 de Julho de 2014, de autoria do deputado Fernando Capez, foi comemorado na Assembleia Legislativa, na última sexta-feira, 18/9. O deputado Welson Gasparini (PSDB) presidiu a sessão e justificou a ausência do presidente.

Virginia Montagnana, presidente do Conselho Estratégico e Institucional da Frafem/SP, contou a história do surgimento da Frafem no Brasil e explicou sobre a estrutura organizacional. Lembrou que as Frafens surgiram como força de apoio à maçonaria. esposas de maçons, filhas, viúvas, colaboradoras ou convidadas decidiram organizar-se na defesa dos bons costumes e formação da família para apoiar a maçonaria. Funcionam em São Paulo há 40 anos, porém, somente a partir de 1998, tiveram início os registros das primeiras unidades. Na capital paulista, a primeira foi a do bairro do Ipiranga. Estão hoje regulamentadas no Estado 68 Frafens.

Ao se referir ao trabalho das mulheres nessas 68 unidades da Frafem, Montagnana destacou a doação de aproximadamente 250 mil itens, como fraldas geriátricas e infantis, além da participação em campanhas, como inclusão de idosos e Natal filantrópico, que beneficiaram mais de 100 mil pessoas. Esse balanço refere-se ao trabalho realizado a partir de 2012 até os dias de hoje.

Pronunciaram-se também Maria Araci Perez Blumprich, presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Helena Jefferson de Souza, fundada em 21/6/1967, portadora do registro nº 1 no Estado de São Paulo; Valderez Ballouk, presidente executiva da Frafem-SP; e Benedito Marques Ballouk Filho, grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo.

Valderez Ballouk destacou os fundamentos da Frafem " amor à família, devotamento à Pátria e dedicação à comunidade " e Benedito Ballouk observou que, "em 193 anos, a maçonaria sempre teve esse braço social não organizado, mas que num trabalho silencioso deu exemplo de solidariedade, fraternidade e esperança".

Ao final, o deputado Welson Gasparini apelou às representantes das Frafens para que auxiliem no resgate de hábitos e costumes "antes comuns, mas hoje unusuais, como um simples cumprimento, pedir licença ou a benção aos pais, ensinar bons modos às crianças, ensiná-los a ajudar um idoso ou a ceder o assento aos necessitados; são importantes numa fase como a que atravessamos, de crise de valores morais, éticos e religiosos".

alesp