Tribuna


22/09/2015 18:46 | Da Divisão de Taquigrafia

Compartilhar:


CORONEL TELHADA

Comenta declaração de alunos da escola estadual Aggeo Pereira do Amaral, de Sorocaba, que, orientados por um professor, teriam emitido críticas à Polícia Militar. Opina que a afirmação é infundada e desonrosa. Lê manifesto da corporação, de repúdio à postura do educador e dos estudantes envolvidos. Combate posicionamento da imprensa que, adita, em nome da liberdade de expressão, atinge a reputação de policiais.

PRESIDENTE JOOJI HATO

Dá conhecimento do 23º Congresso Brasileiro de Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, evento que ocorrerá em Campos do Jordão, de 23 a 26 de setembro, para debater o alcoolismo e a dependência de drogas.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO

Discorre sobre o processo de construção da democracia. Lê texto sobre o tema. Presta homenagem ao Estado do Rio Grande do Sul. Lembra a Revolução Farroupilha, sob a liderança de Bento Gonçalves da Silva. Repudia o retorno à ditadura.

ALENCAR SANTANA BRAGA

Destaca o Dia Mundial sem Carro, que estimula a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Diz que ele próprio utilizou a bicicleta para deslocar-se de Guarulhos até a Assembleia, passando por trechos de ciclovias. Elogia iniciativa do prefeito Fernando Haddad, que implantou o sistema na capital paulista. Ressalta que as ciclofaixas incentivam ao uso da bicicleta como meio de transporte. Comenta dificuldades enfrentadas por passageiros de ônibus e de metrô.

ALENCAR SANTANA BRAGA

Tece considerações sobre o corredor metropolitano de Guarulhos, inaugurado recentemente pelo governador Geraldo Alckmin. Acusa o governo do Estado de entregar a obra inacabada. Elenca falhas na estrutura do corredor. Critica postagem de funcionário da EMTU, que o teria ofendido em rede social.

RAFAEL SILVA

Discorre sobre a crise econômica pela qual passa o país. Tece críticas à possível volta da CPMF. Faz análise sobre a dívida pública. Lembra a gestão de FHC, época em que, segundo ele, o Brasil também se endividou. Defende a busca de soluções para o problema macroeconômico.

ALENCAR SANTANA BRAGA

Dá conhecimento da comemoração o Dia do Rio Tietê. Lamenta a poluição do rio no trecho que corta a capital, o que não acontece em outros municípios. Tece críticas ao governo estadual que teria gasto, em vão, bilhões de reais para despoluir o Rio Tietê. Manifesta indignação pelo fato de o rio continuar recebendo esgoto de bairros de São Paulo. Comenta a crise hídrica. Opina que o Rio Tietê poderia contribuir para amenizar o problema.

MARCOS MARTINS

Saúda os estudantes presentes. Faz coro ao discurso do deputado Alencar Santana, em defesa do Rio Tietê. Avalia que a falta de comprometimento do governador resultou na atual crise de falta de água. Discorre sobre o assassinato de quatro jovens, em Carapicuíba. Lembra chacinas ocorridas em Osasco, no mês de agosto. Cobra a apuração dos casos. Exige uma resposta do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, sobre os crimes.

CEZINHA DE MADUREIRA

Para comunicação, anuncia a visita do pastor Jairo, que é líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Alphaville, em Barueri. Destaca que a denominação tem mais de 12 milhões de fiéis. Parabeniza o reverendo pelo trabalho social que desempenha.

JOOJI HATO

Comenta o Dia Mundial sem Carro, comemorado hoje. Lamenta a morte de adolescente do ABC, que foi atropelado, na Zona Leste, durante a fuga de criminosos. Mostra reportagem sobre o caso. Enfatiza projeto de lei, de sua iniciativa, com o intuito de identificar autores de delitos por meio da instalação de câmeras. Defende a realização de blitz de desarmamento.

MARCOS MARTINS

Para comunicação, informa que a Comissão de Esportes deste Parlamento aprovou, em 17/09, pedido de repúdio, de sua autoria, à Eternit. Diz que a empresa não tem aval para patrocinar jogos de futebol, cuja conotação é de saúde e bem estar, uma vez que atua na fabricação de produtos que contém amianto, altamente cancerígeno.

LUIZ FERNANDO

Relata que a Cesp informou ao governo federal, de forma equivocada, que as principais estruturas da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira ficam no Mato Grosso do Sul, e não em São Paulo. Afirma que, com o processo licitatório de renovação da concessão da usina em curso, o erro pode acarretar em um grande prejuízo para o estado de São Paulo. Diz haver uma luta dos senadores do Mato Grosso do Sul para que os tributos auferidos pela exploração da concessão sejam captados pelo estado que representam. Apela aos seus pares para que esta Casa, numa ação coletiva a favor do Estado de São Paulo, tente anular a licitação na Justiça.

alesp