Lei amplia acesso de portadores de diabetes 1 a estabelecimentos


24/09/2015 11:56 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Projeto de Lancaster vale para todo o Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os portadores de diabetes tipo 1 poderão ter acesso a espaços públicos e privados quando portarem insulinas, insumos, aparelhos de monitoração de glicemia, pequenas porções de alimentos e bebidas não alcoólicas. A proposta apresentada pelo deputado Gil Lancaster (DEM) tramita na Assembleia Legislativa.

Se aprovado no plenário, o Projeto de Lei 1.117/2015 vale para todo o Estado. A proposta obteve voto favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e é analisada pela Comissão de Saúde.

Segundo a Associação Nacional de Assistência de Diabético (Anad), pelo menos 5% do total de 13 milhões de diabéticos no Brasil, ou seja, de 800 mil a 1 milhão de pessoas, são portadoras do tipo 1. "Muitas empresas privadas proíbem a entrada em seus eventos de alimentos ou bebidas que não tenham sido adquiridos no próprio estabelecimento. Por isso não podemos aceitar que pela falta de informação os portadores do diabetes tipo 1 sofram com qualquer tipo de censura", afirma o deputado.

Pela proposta de Lancaster, vice-presidente da Comissão de Saúde, o portador do diabetes tipo 1 deverá demonstrar a existência da patologia mediante apresentação de documento médico (laudo).

Os portadores de Diabetes precisam ter sempre à mão os materiais necessários para medir sua taxa de glicemia, insulina e aplicadores. Barras de cereais e outras pequenas porções de alimento são fundamentais para evitar a hipoglicemia.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp