Frente Parlamentar reúne especialistas para discutir roubos a caixas eletrônicos

Apesar dos esforços das polícias Militar e Civil e da Febraban, ainda ocorrem oito ataques por mês
24/09/2015 17:11 | Da Redação - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Autoridades e especialistas durante reunião da Frente Parlamentar da Segurança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vilain, Pinheiro, Gasparini, Camilo, Tardochi, Kahn, Vicente e Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo durante a reunião da frente parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Pinheiro Lopes: ataques a caixas eletrônicos estão espalhados pelo país<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176212.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilberto Tardochi da Silva fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leandro Vilain: investimento anual  dos bancos em segurança é de R$ 9 bilhões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Welson Gasparini e Coronel Camilo durante o evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O coordenador da Frente Parlamentar de Segurança, deputado Coronel Camilo (PSD), apresentou na reunião desta quinta-feira, 24/9, estatísticas que confirmam a redução de diversos crimes no Estado no comparativo deste ano com anos anteriores, e uma maior eficácia da polícia na resposta a roubos e ataques a caixas eletrônicos, crime que, entretanto, apresenta ainda uma incidência de 8 ataques por mês. Camilo reforçou que uma das medidas desejáveis seria o maior controle no transporte e armazenamento dos explosivos.

O deputado Welson Gasparini (PSDB) elogiou a iniciativa da frente em promover o debate e se disse convicto de que discussões como aquela poderão contribuir para a redução da criminalidade.

Também presente ao encontro, o deputado Coronel Telhada (PSDB) sugeriu uma medida que poderia diminuir os ataques a caixas eletrônicos: o encerramento dos serviços a partir das 18h, pois o horário de maior incidência dos arrombamentos é durante a noite e a madrugada.

Febraban

O diretor de políticas de negócios e operações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Leandro Vilain, apresentou números do investimento que os bancos fazem em segurança anualmente, que está na ordem de R$ 9 bilhões.

Vilain afirmou que no ano passado, em uma cidade do interior paulista, as agências resolveram parar as operações dos caixas eletrônicos às 18h, mas foram impedidas por uma decisão judicial. Ele usou esse fato para exemplificar a complexidade do tema. Segundo ele, os criminosos vão mudando sua forma de agir. Antes eram os assaltos às agências bancárias. Com o reforço da segurança e de equipamentos de proteção, os marginais, hoje, preferem o ataque aos caixas eletrônicos.

O diretor da Febraban também questionou o transporte e o armazenamento dos explosivos. Destacou que só neste ano houve uma norma do Exército que passou a exigir escolta no transporte de explosivos, mas a norma, por enquanto, só tem efeito no Estado de São Paulo.

Outro ponto de questionamento de Leandron Vilain foi o número de recursos no judiciário e o sistema de progressão das penas que possibilitam que o infrator, embora condenado, cumpra apenas a menor parte da pena em regime fechado, ponto referido por todos os participantes da mesa de trabalhos.

Polícia Civil

O delegado Fábio Pinheiro Lopes, do Deic, afirmou que se o crime de ataques a caixas eletrônicos era antigamente oriundo de quadrilhas de criminosos da região de Hortolândia e Sumaré, hoje ele está espalhado pelo país, o que torna as investigações mais difíceis.

Ele ainda falou que a Polícia Civil tem feito um esforço muito grande para ser efetiva na resolução e prevenção dos crimes, e tem atuado em parceria com a PM e a Febraban para reduzir essa modalidade criminosa. Sugeriu também que os bancos diminuam o numerário disponível nos caixas eletrônicos e pediu apoio dos parlamentares para aumentar o contingente da Policia Civil através da realização de concursos públicos.

Polícia Militar

O coronel Gilberto Tardochi da Silva fez um balanço da atuação da PM e apresentou alguns dados, como o de que a Corporação atende diariamente a 150 mil chamados pelo telefone 190. Desse total, de janeiro a junho deste ano, 819 mil se tornaram ocorrências policias e 1,38 milhão foram ocorrências de cunho social, mostrando que a PM tem forte inserção na comunidade, atuando não apenas na área criminal.

Para o comandante, o pronto atendimento às ocorrências é que tem ajudado na efetividade do combate aos crimes. Já a parceria com a Febraban e a Polícia Civil tem sido importante para a prevenção e atuação nos casos de roubos e explosões de caixas eletrônicos. Explicou que atualmente todas as viaturas têm mapeada a localização dos caixas eletrônicos para que haja uma vigilância atenta quando da passagem da viatura por esses pontos.

O pesquisador Julio Khan e o coronel José Vicente, ex-secretário nacional de segurança pública, falaram que o criminoso geralmente atua onde tem facilidade, por isso é necessário levantar quais os fatores que favorecem a ação do criminoso. José Vicente apresentou ao público um dispositivo que começa a ser instalado em caixas eletrônicos, que impede que sejam colocados explosivos na fenda por onde sai o dinheiro dos caixas.

alesp