Ministro da Justiça participa do programa Discussão Nacional da TV Alesp


25/09/2015 20:15 | Da redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

José Eduardo Martins Cardozo conversa com a imprensa na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e José Eduardo Martins Cardozo em entrevista à imprensa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176283.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Eduardo Martins Cardozo chega para a gravação do programa Discussão Nacional, na TV Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176284.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e José Eduardo Martins Cardozo no posto de identificação da Polícia Civil no subsolo da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Eduardo Martins Cardozo e Fernando Capez no estúdio da gravação do programa Discussão Nacional, da TV Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176286.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo foi o convidado do programa Discussão Nacional, da TV Alesp, que estreou nesta sexta-feira, 25/9. Apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, o programa será um espaço para abordar assuntos de relevância política com personalidades com destaque nacional.

O Discussão Nacional desta sexta-feira mostrou a história e a trajetória política de Cardozo. Ele era estudante de Direito na PUC na época em que a faculdade foi invadida por agentes da segurança pública, no período da ditadura militar. Na política, foi eleito vereador em 2000 com o maior número de votos da história de São Paulo. Depois, foi eleito deputado federal, em 2002. "Falamos também sobre o papel que ele vem desempenhando como ministro da Justiça, pois todas as operações que a Policia Federal tem realizado são fruto da autonomia que ele tem dado", assevera Capez.

Durante o programa, surgiram duas propostas de caráter nacional. Capez pediu ao ministro o reforço da Polícia Federal na segurança dos estádios. Cardozo, por sua vez, propôs ao parlamentar um debate com todos os presidentes das assembleias legislativas do Brasil, coordenadas por Capez, para discutir as medidas legislativas nos Estados, para que possam ser colocadas dentro do Plano Nacional de Redução de Homicídios e de Combate à Violência. "Ou seja, é a ideia de que a violência deve ser combatida por todos. Isso passa pelo governo federal, pelos governos estaduais, pelos municípios e por todos os poderes", declarou o ministro.

Outra sugestão de Cardozo é a possibilidade de uma lei estadual bem sucedida ser implantada em outros estados. "Nós temos, por exemplo, a lei do desmanche, que foi mencionada por Capez. Por que não levá-la a outros estados? Vamos implantá-las uniformemente como uma política nacional de segurança pública", explica Cardozo.

O presidente avaliou de forma positiva a entrevista. "Foi muito importante, discutimos ações construtivas, como essa reunião das assembleias com o Ministério da Justiça. Temos a questão da PEC 47, que apoiamos e estaremos com mais de 700 deputados estaduais em Brasília, no dia 14 de outubro, para acompanhar a votação pela Comissão de Constituição e Justiça. A PEC vai permitir que os estados possam legislar sobre reforma agrária, direito de trânsito, direito processual, entre outros temas. Essa descentralização legislativa é muito importante", reforçou Capez.

Emissão de RG na Assembleia Legislativa

Após a gravação do programa, o presidente Fernando Capez acompanhou José Eduardo Cardozo ao posto da Polícia Civil localizado dentro da Assembleia Legislativa para o ministro solicitar emissão de uma nova via do documento de identidade (RG). O serviço, prestado através da Assessoria da Polícia Civil junto ao Parlamento, é acessível ao público em geral.

O programa está disponível na internet: www.facebook.com/AssembleiaLegislativaSP.

alesp