Vigília sobre Rodas busca apoio para transformar-se em Oscip

Ação leva pastores de diversas igrejas e policiais militares a comunidades carentes
28/09/2015 14:36 | Da Redação Fotos: José Antonio Teixera

Compartilhar:

Carlos Marera, Fernando Capez, Tenente Coronel Marcelo Franciscon e Marcelo Gonzaga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176312.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente-coronel Marcelo Jorge Franciscon é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público durante a reunião do novo projeto Vigília Sobre Rodas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Toda terceira sexta-feira do mês, em média seis ônibus e vans percorrem o Rodoanel de São Paulo, com paradas em comunidades carentes. Dentro dos veículos, pastores de diversas igrejas e policiais militares vão em busca de interação com essas populações, com o objetivo de auxiliar na solução de problemas individuais e questões coletivas, numa proposta de inclusão social e auxílio espiritual, e ainda para mostrar a ação preventiva que a PM pode realizar.

Esse é o projeto Vigília sobre Rodas, criado a partir de uma ideia do tenente-coronel Marcelo Jorge Franciscon e que vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive dentro do Poder Legislativo. "Toda iniciativa que combine ação social e ação espiritual terá o nosso apoio", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, que participou de um encontro de integrantes do programa nesta segunda-feira, 28/9, no Parlamento paulista, ocasião em que foi prestada homenagem ao referido oficial da PM.

Capez lembrou a capilaridade das igrejas, que muitas vezes conseguem atuar em locais onde dificilmente o Estado chega. "Um objetivo estratégico de segurança é a participação da sociedade. E um dos meios para atingi-lo é a aliança Estado-igrejas", completou.

"No encontro, integrantes da Vigília sobre Rodas discutiram um esboço de proposta para transformação do projeto em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), formalizando uma entidade que ficaria apta a ampliar seu campo de atuação, inclusive com maior participação da população. "A Vigília chegou num estágio em que merece o reconhecimento do Poder Público", ponderou Franciscon.

alesp