Deputada pede informações sobre a situação da penitenciária de Araraquara


28/09/2015 13:22 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia quer informações sobre a penitenciária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176305.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Márcia Lia (PT) protocolou, nesta quarta-feira, 16/9, na Assembleia Legislativa, requerimento solicitando informações sobre a situação da penitenciária de Araraquara ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes.

O requerimento foi motivado após o programa Jornal da Morada, da Rádio Morada do Sol de Araraquara, divulgar carta enviada por presos relatando condições precárias no local. Segundo informações da carta, lida no programa, falta água para descarga dos banheiros, a alimentação é insuficiente, além de faltar atendimento médico e remédios para os detentos.

No documento, Márcia questiona o problema da falta de água, alimentos e sobre a situação da falta de medicamentos. "Existem informações de que alguns detentos estão sem atendimento médico e cirúrgico, o que se caracteriza como violação dos direitos humanos. Eles estão lá para cumprir suas condenações e precisam ter condições de higiene e assistência", disse a parlamentar. Além disso, Márcia questiona ainda se há superlotação na penitenciaria, a capacidade de presos e quantos presos estão instalados em cada cela.

Segundo a parlamentar, a precariedade na penitenciária caracteriza uma situação desumana. "Providências urgentes devem ser tomadas para melhorar as condições dos detentos que perderam apenas o direito à liberdade, e não às características humanas", frisou Márcia. Para ela, esta é uma falha que deve ser corrigida pelo Estado.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp