Secretário presta contas à Comissão de Saúde

David Uip fala de hospitais, programas de atenção à saúde e combate a desvio de recursos
29/09/2015 22:15 | Da Redação - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Público e deputados da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 29/9, a Comissão de Saúde recebeu em reunião o secretário David Uip, para prestar contas do andamento da sua gestão, das ações, programas e metas da Secretaria da Saúde, conforme determina o artigo 52-A da Constituição do Estado de São Paulo.

Antes de iniciar sua apresentação, Uip referiu-se ao anunciado corte de recursos do Ministério da Saúde no Orçamento da União para 2016 e, a propósito da reunião da CPI sobre a situação econômico-financeira das santas casas, informou que a secretaria já entregou à Assembleia Legislativa os resultados das auditorias realizadas pelo próprio Estado e por auditor independente na Santa Casa de São Paulo.

Sobre as ações referentes à assistência de média e alta complexidade, o secretário destacou o controle que vem sendo feito nos repasses de recursos da Secretaria da Saúde aos hospitais conveniados. De acordo com ele, os hospitais, escolhidos por critérios técnicos após indicação feita pelos departamentos regionais de saúde - 17 no Estado -, são avaliados por 12 indicadores, de acordo com aspectos econômicos, financeiros, de qualidade e de produção. Nesse sentido, Uip falou do Núcleo de Controladoria Interna (Nuci), constituído por representantes do gabinete do secretário, de cada uma das coordenadorias e dos demais órgãos, com a finalidade de fomentar a integração e o desenvolvimento do controle interno. Segundo o secretário, auxiliando os gestores municipais na definição de estratégias, o Nuci atuará no sentido de prevenir e evitar desvios de recursos.

O secretário ainda informou que, no segundo quadrimestre de 2015, as auditorias feitas pelo próprio Estado e por instituições independentes somaram 82, em andamento, e 116 finalizadas.



Programas

Quanto aos programas de atenção à saúde, no segundo quadrimestre, o secretário destacou: Mulheres de Peito, com 13.198 exames de mamografia, realizados por unidades móveis que percorrem todo o Estado, sendo 220 casos positivos; Filho que Ama Leva o Pai ao Ame, com 10.681 agendamentos e 5.043 consultas médico-especializadas no Hospital do Homem; e Vale a Pena Ver de Novo, criado em 2014, com a distribuição de 8 mil óculos no pós-cirúrgico de doenças oftalmológicas em idosos. Entre outras revisões em andamento na Secretaria da Saúde, Uip mencionou a Linha de Cuidado da Gestação, Parto e Puérpera e as ações de atenção à assistência farmacêutica.

Na área da vigilância em saúde, destaque para os casos de dengue. O secretário afirmou que, como infectologista, recebeu com muita insatisfação os números da doença no Estado. Ele afirmou que somente vacinas preventivas impediram epidemias de dengue.

Uip ainda destacou projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que envolve US$ 38 milhões e a construção de hospitais no Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim, Litoral Norte, Itapeva e Campinas, além da construção de hospitais de unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial.

Participaram da reunião os deputados Analice Fernandes, Celso Giglio e Luiz Fernando Machado, do PSDB; Carlos Neder e Marcos Martins, do PT; Gil Lancaster e Cezinha de Madureira, do DEM; Itamar Borges (PMDB), Wellington Moura (PRB) e André do Prado (PR).

alesp