Poluição no Tietê é o principal assunto na Comissão de Meio Ambiente

Requerimento e vídeo sobre o tema foram apreciados na reunião desta terça-feira
29/09/2015 22:06 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Deputados participam da reunião da CMA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Tripoli preside a reunião da Comissão de Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176388.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão do Meio Ambiente debateu poluição do rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176389.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Meio Ambiente, sob a presidência do deputado Roberto Tripoli (PV), debateu nesta terça-feira, 29/9, vários temas, com destaque para a poluição que aflige o rio Tietê. Requerimento de Celso Nascimento (PSC) foi aprovado para solicitar ao presidente da Cetesb, Otávio Okano, providências referentes à formação de espuma no rio Tietê. Recentemente ruas da cidade de Salto foram invadidas por essa espuma, formada por substâncias químicas.

Vídeos de matérias exibidas pelo jornal Hoje, da TV Globo, foram apresentados ao final da reunião, para ilustrar a situação nas cidades de Salto e de Pirapora do Bom Jesus, decorrente da poluição das águas do rio Tietê. O deputado Marcos Martins (PT) também entregou um relatório à presidência da comissão, sobre audiência pública realizada em 15/9/15, com o tema despoluição do Tietê e da represa Guarapiranga.

Crise hídrica e IAC

Ainda foram aprovados requerimentos sobre a crise hídrica e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O primeiro de Ana do Carmo e Luiz Turco (ambos do PT) pede a participação da comissão em audiência pública, no próximo dia 5/10, no auditório Paulo Kobayashi da Alesp, promovida pela Comissão Especial sobre a Crise Hídrica, da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Alesp, com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas, da Secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, da Sabesp e da sociedade civil organizada.

O segundo requerimento, de Luiz Fernando Machado (PSDB), trata de audiência pública sobre o possível fechamento do IAC, em Jundiaí, e deve contar com as presenças de autoridades responsáveis e de técnicos do setor.

Participou da reunião, além do presidente e dos deputados citados, Carlão Pignatari (PSDB).

alesp