CPI ouve representantes dos municípios em que aconteceram acidentes ferroviários

Para prefeitos, solução definitiva é novo traçado que não interfira em áreas urbanas
30/09/2015 19:36 | Da Redação - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

André Fernando Faganello, secretário de Transportes e Sistemas Viários de Nova Odessa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Chico Sardelli , presidente da CPI e o deputado Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli promoveu a audiência pública para ouvir representantes dos municípios em que ocorreram acidentes com os trens que cruzam a cidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados e Marcos Yukio Higuchi, prefeito de Valparaíso, a direita <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176465.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CPI dos Acidentes Ferroviário de Carga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Joao Cesar Maniaes, secretário de Planejamento de Cordeirópolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Yukio Higuchi, prefeito de Valparaíso, contou que a região em que está o município cresceu em torno da linha férrea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176469.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena sugeriu que seja enviada cópia do contrato aos municípios, para que todos tenham conhecimento de seus direitos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena mostra reportagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176471.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 30/9, a comissão parlamentar de inquérito constituída com a finalidade de investigar os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo, presidida pelo deputado Chico Sardelli (PV), promoveu audiência pública para ouvir representantes dos municípios em que ocorreram acidentes com os trens que cruzam a cidade.

O prefeito de Valparaíso, Marcos Yukio Higuchi, contou que a região em que está o município cresceu em torno da linha férrea. Hoje, o trem cruza o centro de muitas cidades, causando prejuízos e perigo iminente à população. No último mês, Valparaíso sofreu dois acidentes. Em um deles, uma carga de celulose pegou fogo na composição, quando passava por Lavínia, município vizinho. Se o maquinista não tivesse sido avisado, o trem teria entrado na cidade com a carga pegando fogo, levando sério perigo à população. Pastagens e canaviais foram tomados pelo fogo e mais de 12 horas foram necessárias para o controle do incêndio.

Há duas semanas, descreveu Higuchi, o trem colidiu com um carro numa passagem de nível no centro da cidade. O município providenciou toda a sinalização e já efetuou várias solicitações à Rumo ALL, concessionária da ferrovia, para que contrate funcionários para administrar os cruzamentos. No entanto, por não obter resposta, colocou controladores pagos pelo município, apesar das dificuldades financeiras por que passa.

O prefeito de Valparaíso afirmou que o principal pleito é a remoção da linha férrea de dentro da cidade, o que seria, em sua opinião, a solução ideal e definitiva para o problema.

João César Maniaes, secretário de Planejamento de Cordeirópolis, revelou que os problemas com a linha férrea são antigos em seu município. Embora não tenha acontecido nenhum acidente grave, invasões na área da ALL levam pessoas a atravessar a linha sem nenhuma segurança. Por vezes, as composições ficam paradas, atrapalhando a mobilidade da população. Para o secretário, há falta de zelo da ALL por não instalar passarelas.

Segundo o secretário de Transportes e Sistemas Viários de Nova Odessa, André Fernando Faganello, havia três passagens viárias cruzando a ferrovia na cidade, todas em desnível, com via elevada para o trem. Entretanto, duas passagens de nível foram criadas pelos munícipes, levando a dois atropelamentos com morte nos últimos três anos. A administração municipal entrou em contato com a ALL requerendo rampas de nível, e as obras foram realizadas, resolvendo o problema. Há ainda a questão de uma passagem muito estreita e baixa; para ela, foi solicitado o alargamento, e o município aguarda a realização da obra.

Os deputados questionaram os depoentes, especialmente no sentido de confirmar o não cumprimento do contrato de concessão, em muitos casos, por parte da concessionária. O deputado Ricardo Madalena (PR) sugeriu que seja enviada cópia do contrato aos municípios, para que todos tenham conhecimento de seus direitos.

Participaram da audiência os deputados Chico Sardelli, que a presidiu, e os deputados Barros Munhoz (PSDB), Roberto Massafera (PSDB), Ricardo Madalena, Delegado Olim (PP), Fernando Cury (PPS) e Orlando Bolçone (PSB).

alesp