Opinião - Os 30 anos da Associação Lar São Francisco de Assis


06/10/2015 11:08 | Orlando Bolçone*

Compartilhar:


A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com sede na cidade de Jaci, completou, no dia 4 de outubro, 30 anos de atividade. Ao longo dessas três décadas, se transformou em uma das mais atuantes e importantes instituições da área da assistência social do país. A Associação, entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos, foi fundada em 1985 pelo Frei Francisco Belotti, com o objetivo de oferecer tratamento e amparo aos doentes de Aids e a dependentes químicos. O primeiro grupo para a recuperação era formado por sete pacientes. Todo o trabalho era realizado por Frei Francisco e dois voluntários: Nilson Alberto de Ângelo e Gilmar Rodrigues dos Santos. Hoje, a Associação é responsável por obras sociais nos estados de São Paulo, Goiás, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de uma missão humanitária no Haiti. Os números mostram a abrangência de sua atuação: a entidade administra 16 hospitais gerais do SUS, cinco hospitais específicos, 10 comunidades terapêuticas para recuperação de dependentes químicos, cinco ambulatórios médicos de especialidades, os AMEs, duas casas de triagem para álcool e drogas, 11 obras assistenciais que cuidam de crianças, adolescentes e idosos, duas farmácias de alto custo e 5 polos de atendimento integral de saúde mental.

Mais de 30 mil dependentes químicos foram atendidos nos ambulatórios espalhados pelo Estado de São Paulo. A grande maioria conseguiu superar o vício e retomar sua vida, seu trabalho, sua família. Além disso, mantém uma missão em Porto Príncipe, Haiti, que desenvolve atendimentos de saúde, educação e nutrição. Todos os atendimentos prestados são gratuitos. Na prevenção ao uso de drogas, a Associação desenvolve o projeto Semeando o Futuro, voltado para crianças e adolescentes. Um trabalho sério, comprometido com a saúde e, acima de tudo, com a solidariedade humana. Sempre sob a coordenação do querido Frei Francisco Belotti, um incansável batalhador pela vida, um exemplo de dedicação e amor ao próximo. Mesmo diante de graves dificuldades e inúmeros obstáculos, a diretoria e os voluntários da Associação, entre os quais humildemente me incluo, trilharam sempre o caminho da paz, da concórdia e, sobretudo, da fraternidade. Para se ter uma ideia do alcance deste trabalho social, cito a grandiosa Festa do Milho, promovida anualmente em Jaci pela Associação. Todos os alimentos servidos nesta Festa são preparados por voluntários. O recinto onde o evento é realizado recebe milhares de pessoas, numa demonstração do respaldo, do respeito e da credibilidade das ações beneméritas da entidade. Toda a renda da festa é revertida para as obras sociais da Associação, que recebe também recursos de prefeituras, governos estadual e federal, através de convênios, além de emendas parlamentares para reformas, construções e aquisição de equipamentos.

A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus é um exemplo de união, de trabalho voluntário e de fé. Minhas sinceras homenagens a todos os voluntários da Associação, em especial ao amigo Frei Francisco Belotti, pelas incontáveis lições de amor à vida que oferece a todos os que têm o privilégio de com ele trabalhar e conviver. Que seu trabalho seja sempre abençoado, posto que já é vitorioso, pois está no coração do povo.

*Orlando Bolçone é deputado estadual pelo PSB

alesp