1º secretário lamenta ausência do Estado no debate sobre crise hídrica


06/10/2015 15:55 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

EnioTatto durante a mesa-redonda <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), lamentou a ausência de representantes do governo do Estado na mesa-redonda sobre a crise hídrica em São Paulo, realizada na segunda-feira, 5/10, no auditório Paulo Kobayashi. "Quem mais deveria estar presente, para falar e escutar a riquíssima contribuição que autoridades e a sociedade civil estão dando nesta mesa-redonda, são os representantes da Sabesp e da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. Apesar de convites oficiais, não enviaram representantes", disse Enio Tatto.

"Infelizmente, quando se fala de transparência é isso o que acontece no Estado de São Paulo. O Executivo tem uma forma de gestão que não ouve ninguém. Faz as coisas de cima para baixo, o que resulta, no caso, na maior crise hídrica da nossa história. Os grandes problemas do Estado são os de governança, gestão e transparência", lamenta o deputado. "Se alguns bairros ricos da cidade de São Paulo enfrentassem a falta de água, haveria uma convulsão, inclusive com manifestações na avenida Paulista. O problema é que isso acontece na periferia, onde há uma blindagem enorme. A grande mídia protege o governador e não toca no assunto", acrescenta.

O deputado lembra que todos os pedidos de empréstimo encaminhados pelo governo à Assembleia para atender às necessidades do Estado foram aprovados. "Então por que um partido que há 23 anos está à frente do governo, e tem recursos aprovados, tem uma dificuldade tão grande para resolver o problema da crise hídrica? O que falta é planejamento e vontade política", lamenta Enio Tatto.

A promoção da mesa-redonda foi da Comissão Especial de Crise Hídrica no Brasil, da Câmara dos Deputados, junto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Alesp, e de iniciativa dos deputados federais Nilto Tatto (PT-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP), com o apoio dos deputados estaduais Ana do Carmo, Enio Tatto, Luiz Turco e Marcos Martins, todos do PT.

No encontro também estiveram presentes: Horácio Figueiredo, da Agência Nacional de Águas; Sandra Kishi, do Ministério Público Federal; Alexandra Faccioli Martins, do Ministério Público Estadual; Marussia Wathely, da Aliança Pela Água; Delmar Mattes, do Coletivo de Luta Pela Água; e Rubens Born do Sistema Produtor São Lourenço.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp