Parlamento paulista participa do Outubro Rosa


06/10/2015 20:04 | Janaina Romão - Foto: José A. Teixeira

Compartilhar:

Legislativo paulista adere à campanha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parlamento paulista apoia o Outubro Rosa, movimento que se caracteriza pela mobilização mundial de entidades e população no combate ao câncer de mama. O nome foi inspirado na cor do laço que serve como símbolo na luta contra o câncer de mama.

No Brasil, em 2014, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram diagnosticados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama.

Para promover a campanha, instituições, monumentos e locais turísticos são iluminados com luz rosa. Como exemplo: a Assembleia paulista, o Congresso Nacional e o Cristo Redentor, dentre outros.

Esta campanha chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e apresenta dados que revelam sua importância. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.

É possível obter maiores informações nas redes sociais. Há o "Coneccte", que pode ser acessado pelo facebook; e também o Instituto Se Toque, que atua na promoção da saúde da mulher e está fazendo uma mobilização online, por meio da hashtag #HistóriasdeSuperação. Durante todo o mês ele compartilhará com os internautas em suas redes sociais histórias de mulheres que venceram o câncer de mama. Já a Cia Athlética apoiará a campanha com o hotsite Amiga do Peito, no qual é possível fazer um cadastro que envia às usuárias um lembrete mensal para o autoexame.

alesp