Deputado questiona secretário sobre obras no Baquirivu


07/10/2015 16:45 | Da assessoria do deputado Gileno Gomes

Compartilhar:

Gileno: "preocupação com inundações deve ser permanente"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante visita à Comissão de Infraestrutura, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, informou que as obras no rio Baquirivu, na região de Guarulhos, que estão orçadas em R$ 1,2 bilhão, vão sofrer atraso. "Nessa obra estão previstas a construção de vários piscinões, vias e parques lineares. O projeto já está pronto, mas a sua implementação vai sofrer certo atraso em função da magnitude de investimentos envolvidos nesse projeto."

A explicação foi direcionada ao deputado Gileno Gomes (PSL), que o questionou sobre o valor do investimento do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) na contenção das margens do rio, que está desbarrancando.

Gileno Gomes também perguntou sobre as obras de desassoreamento do rio Tietê na região de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Guarulhos. Segundo ele, o período das fortes chuvas já está chegando, e todas as vezes há graves problemas na Vila Any, região do Pimentas, e no Pantanal, na região do Itaim Paulista, zona leste da capital.

De acordo com informações do superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, a Vila Itaim tem dificuldade, porque é uma região de várzea e no local há ocupações. "Vamos construir um "pomer" de cerca de dois quilômetros de extensão, com reservatório para a captação da drenagem local e posterior bombeamento para o reservatório. "Os recursos dessa obra são advindos da compensação ambiental das obras da Marginal do Tietê, repassados para o DAEE pela Dersa".

Por fim, o deputado perguntou se haverá desassoreamento do rio Cabuçu de Cima, onde o rio é muito raso e estreito. Benedito Braga explicou que naquela região a situação é extremamente complicada, mas que a aprovação do PL 980/2015, lei específica de mananciais, vai melhorar o cenário.

gilenogomes@al.sp

alesp