CPI das Santas Casas aprova relatório


08/10/2015 15:25 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso e o presidente da CPI, deputado Ed Thomaz, durante sessão que aprovou o relatório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176829.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Santas Casas, instalada na Assembleia Legislativa paulista em 18/8 para apurar a situação econômico-financeira desses estabelecimentos filantrópicos no Estado, aprovou nesta quarta-feira, 7/10, o relatório final, preparado por Padre Afonso Lobato (PV).

Segundo o parlamentar, praticamente não houve restrições ao teor apresentado por ele " que foi o relator da CPI ", mas apenas sugestões de acréscimos e alterações. "O relatório é um ponto de partida. A partir dele, a Casa deve se organizar para dar uma resposta à situação das Santas Casas", disse.

Logo após a reunião, Padre Afonso resumiu o relatório elaborado por ele e apresentado à CPI, destacando três pontos que considerou fundamentais para reverter a situação caótica que vivem hoje as santas casas e a saúde pública no Estado. Segundo a Federação das Santas Casas e Hospitais do Estado de São Paulo (Fehosp), as dívidas dessas entidades já somam mais de R$ 23 bilhões.

"Colocamos como primeiro ponto a necessidade de aumentar os recursos para a saúde e para o custeio dessas santas casas. Depois elencamos a necessidade de qualificar a gestão das santas casas, mas também dos médicos e das secretarias de saúde; falamos ainda de casos específicos de santas casas que visitamos, como as santas casas de Jacareí e de Ubatuba que devem juntas mais de R$ 120 milhões, e da "judicialização" da saúde", afirmou.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp