Fim da CPI das Santas Casas mostra ponta de iceberg


08/10/2015 15:27 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Carlos Neder, Padre Afonso, Ed Thomas, Analice Fernandes, Gil Lancaster e Celso Giglio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gil Lancaster (DEM) afirmou nesta quarta-feira, 7/10, que o relatório final da CPI das Santas Casas, apresentado aos integrantes da comissão, representa a ponta de um iceberg se comparado à diversidade de denúncias envolvendo as instituições. "É quase impossível esgotarmos todos os nossos esforços para fiscalizar a gestão das santas casas e também cobrar da União, governos estaduais e prefeituras uma força-tarefa de ordem financeira para garantir o funcionamento das santas casas e o atendimento à população", afirmou o deputado.

A comissão aponta os motivos que levaram as santas casas ao atual cenário de crise financeira. O relatório será encaminhado para diferentes órgãos, além da presidência da República, Ministério Público, governos estaduais e prefeituras.

Entre os problemas comuns enfrentados pelas santas casas estão o sub financiamento dos serviços pelo SUS, a falta de leitos de UTI, ausência de recursos financeiros para atendimento de novas demandas de saúde e a má distribuição de recursos em face dos serviços já existentes.

Um dos casos citados por Gil Lancaster para defender a criação da subcomissão, já aprovada pelos demais deputados, é a demissão quase certa de 1.500 funcionários da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que passa por crise financeira. Isso é o mesmo que "a ponta de um iceberg se levarmos em consideração o tamanho do problema e a quantidade de santas casas mergulhadas em uma verdadeira crise", concluiu.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp