Hospitais que atendem menores alcoolizados serão obrigados a acionar Conselho Tutelar


08/10/2015 15:46 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:

Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176834.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Isto é o que garante o Projeto de Lei 1107/2015 de autoria do Deputado Cezinha de Madureira (DEM). Se aprovada, a lei vai obrigar os hospitais a fazerem o comunicado ao Conselho Tutelar ainda que o menor não concorde com a medida. De acordo com o deputado, é de conhecimento público que o consumo de álcool por menores de idade nas chamadas baladas está cada vez mais fora de controle.

"Sensível a este grave problema social, resolvemos agir em favor dos pais e dos próprios adolescentes, já que muitas vezes não se tem o discernimento do quanto o consumo de álcool pode prejudicar a saúde agora e no futuro", afirma o deputado Cezinha de Madureira.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o álcool mata 320 mil jovens todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 60 tipos de doenças, ainda de acordo com essa entidade, estão ligadas ao alcoolismo. Além disso, a maioria dos jovens que inicia sua vida nas drogas mais pesadas relata que o álcool foi a porta de entrada para elas. "Muitas vezes os pais nem ficam sabendo do consumo de bebidas alcoólicas por parte dos filhos. Neste caso, passa a ser responsabilidade do Conselho Tutelar alertá-los sobre o assunto", finaliza o deputado, O Projeto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça e de Saúde. Cezinha de Madureira espera que os colegas compreendam a gravidade do problema no início da vida adulta e faz um apelo para que o PL 1107/2015 se torne Lei o quanto antes.

pastorcezinha@al.sp.gov.br

alesp