Frente Parlamentar da Defesa Civil quer mobilizar sociedade

Iniciativa deve aumentar adesão ao programa Construindo um Município Resiliente
08/10/2015 19:42 | Da Redação Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Mauro Bragato explica que o objetivo da Frente é chamar a atenção dos gestores públicos para as características de uma cidade resiliente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176850.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Oscar Gozzi, Mauro Bragato, Cel. José Roberto Rodrigues de Oliveira, Regina Elsa Araújo e Eduardo Espósito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cel. José Roberto acredita que a atuação da Frente Parlamentar motivará cidades a participarem do programa Construindo um Município Resiliente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Regina Elsa diz que "os cidadãos estão despertando para esse tema" Clique para ver a imagem "> Eduardo Espósito lembra que faltam recursos para a Defesa Civil nos pequenos municípios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente ao lançamento da Frente Parlamentar de Defesa Civil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176849.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a participação de 27 parlamentares, sob a coordenação do deputado Mauro Bragato (PSDB), foi lançada nesta quinta-feira, 8/10, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Defesa Civil.

"O objetivo da frente é chamar a atenção dos gestores públicos para as características de uma cidade "resiliente" (propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica)", esclareceu Bragato. Segundo o deputado, a ideia da frente parlamentar tem como base a realização em março passado, em Sendai, Japão, da 3ª Conferência Mundial da ONU sobre a Redução de Risco de Desastre, com a definição de compromissos para a redução de impactos negativos de fenômenos naturais.

Conquistar o apoio dos municípios para mudar a cultura prevalecente de não-prevenção vai além dos aspectos técnicos e precisa ter na educação uma parceria fundamental, observo Bragato. "O tempo está mostrando que nossas vulnerabilidades são maiores do que imaginávamos", ele destacou. O coordenador da frente colocou ainda como meta de trabalho "sair da Assembleia e buscar a mobilização da sociedade".

"A frente é uma iniciativa estruturante, que vai permitir desenvolver a Defesa Civil como uma teia de proteção ao povo paulista", definiu o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira. Ele revelou a expectativa de que, com a atuação da frente parlamentar, aumente o número de cidades participantes do programa Construindo um Município Resiliente, que hoje são 259.

Além de destacar as "mudanças climáticas visíveis", que incluem a atual estiagem e a previsão de uma intensa temporada de chuvas no próximo verão, Oliveira colocou em pauta a criação de um Fundo da Defesa Civil, com a participação de municípios, Estado e União. Esse órgão permitiria "a transferência mais rápida de recursos com segurança jurídica".

Também compuseram a mesa de abertura do evento a coordenadora regional de Defesa Civil da Baixada Santista, Regina Elsa Araújo, e o secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba, Eduardo Espósito. Regina comemorou o fato de "a consciência dos cidadãos estarem despertando para esse tema, valorizando um planejamento que muitas vezes se vale de tristes lições do passado".

Espósito, por sua vez, louvou a oportunidade de a frente "estar trazendo à Defesa Civil vontade política. E com a vontade política vêm recursos. O fato é que não temos orçamento para a Defesa Civil nos pequenos municípios", resumiu.

alesp