Música Gospel pode ser patrimônio cultural do Estado


14/10/2015 17:29 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:

Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176915.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um projeto de lei de Cezinha de Madureira (DEM) pretende fazer com que a música Gospel se torne patrimônio do Estado de São Paulo. A música Gospel, palavra que em português quer dizer evangelho, tem sua origem nos Estados Unidos. Na década de 1960, jovens que encampavam a missão de espalhar o evangelho lançaram o movimento musical em resposta ao movimento hippie. Na ocasião, músicos recém-convertidos ao cristianismo aderiram ao chamado "Jesus Movement" e passaram a introduzir letras com temas cristãos em gêneros musicais, popularizados pela contracultura daquele momento, como o Folk, o Rock e o Soul. Com isso, cantores como Larry Norrman, Barry McGuire, Phil Keaggy, Andrae Crouch e muitos outros foram os pioneiros do Jesus Musis, o precursor da música Gospel contemporânea.

Durante parte dos anos 70, a música Gospel foi desprezada pela mídia secular e até pela própria igreja, onde defensores das formas tradicionais de louvor e adoração cristã faziam forte oposição ao novo gênero. "Hoje a realidade é outra. Grandes gravadoras como a Sony Music e a Som Livre investem na música Gospel. Diversos cantores e grupos dão o tom da importância do movimento", afirma Cezinha, lembrando que até mesmo grandes emissoras como a TV Globo e a TV Record já criaram festivais para premiar os talentos da música evangélica. O deputado se refere ao Festival Promessas e ao Programa Talento, que hoje movimentam multidões em popularidade e audiência.

cezinhademadureira@al.sp.gov.br

alesp