Incentivo ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito


16/10/2015 11:49 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid afirmou que parcerias com municípios são fundamentais para o desenvolvimento do Movimento Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177036.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) confirmou seu apoio à iniciativa do governo do Estado que prevê a realização de parcerias com municípios para o desenvolvimento conjunto de políticas públicas de segurança viária, como implantação de ciclovias e melhorias na gestão do trânsito e na sinalização. O intuito é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.

No mês passado, o Estado realizou as primeiras parcerias por meio do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com as prefeituras de Catanduva, Fernandópolis e São José do Rio Preto. "Há R$ 10,5 milhões liberados a municípios do interior. É preciso, no entanto, que as prefeituras demonstrem interesse por intermédio de projetos", disse.

Além dos projetos, o parlamentar explicou que outro critério para a escolha dos municípios é o número médio de óbitos por habitante entre 2011 e 2013, com base nos dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, e também da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto pelas secretarias da Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos e Planejamento e Gestão (Detran-SP). "Esta iniciativa recebeu apoio da Assembleia Legislativa, que está sensibilizada para o problema", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp