Lideranças de Ilha Solteira e Castilho pedem apoio para suspender leilão de usinas hidrelétricas


21/10/2015 18:50 | Da assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:

Carlão Pignatari (centro) com lideranças de Ilha Solteira e Castilho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prefeitos e vereadores dos municípios de Ilha Solteira e Castilho, localizados na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, estiveram na Assembleia Legislativa, no dia 20/10, para solicitar apoio com vistas à suspensão do edital que autoriza o leilão de contratação de concessões das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira.

Estiveram com o deputado Carlão Pignatari (PSDB), os prefeitos de Ilha Solteira, Bento Sgarboza, e de Castilho, Joni Marcos Buzachero; além dos vereadores de Ilha Solteira: Ailton Vieira Lima - Baixinho da Isacar, Thereza Rocha e Docilio Jose Correia Feitosa.

O edital foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e cita que as usinas possuem localização em São Paulo e Mato Grosso do Sul, portanto, o ICMS deve ser dividido entre os dois estados.

As lideranças justificaram ao deputado Carlão que a divisão do ICMS vai prejudicar muito a arrecadação dos dois municípios. Na semana passada, Carlão e o presidente da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), estiveram em Brasília, onde se reuniram com o ministro da Justiça a quem pediram auxílio para que ele interceda junto ao Ministério das Minas e Energia e sugira alteração no edital. O leilão está marcado para o dia 6/11.

Em 2014, Ilha Solteira arrecadou quase R$ 44 milhões de ICMS; Castilho teve receita de R$ 32 milhões. Segundo as duas prefeituras paulistas, a maior parte desse dinheiro é oriunda de impostos pagos pelas duas usinas.

carlaopignatari@al.sp.gov.br

alesp