Deputado apoia lei que beneficia professor indígena


22/10/2015 10:56 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:

Oliveira, Camilo, Pastor Cezinha, Machado e Anildo Lulu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lideranças indígenas de Bauru estiveram no gabinete do deputado Cezinha de Madureira (DEM) para agradecer o voto favorável do deputado no Projeto de Lei 34/2015, que diminui para 30 dias o tempo de espera de um professor não concursado entre um contrato e outro de trabalho na escola pública.

Hoje, de acordo com o artigo 6º da Lei 13/2009 este tempo de ausência deve ser de 200 dias. A medida prejudica o calendário escolar nas aldeias indígenas, já que a mão de obra é escassa. Para se ter uma ideia, em algumas delas o ano letivo de 2015 nem começou.

"Estamos aqui lutando pela educação do nosso povo. Pela educação de nossas crianças", afirmou o professor Tiago Oliveira, que é índio Terena e professor na aldeia onde mora em Bauru. O deputado Cezinha de Madureira, que é relator do projeto, lembrou a ligação que tem com a terra na própria história de vida. "Eu fui da roça e trago em minha memória as dificuldades das crianças em estudar. Estou sempre pronto a colaborar nesta área tão importante para a formação do cidadão", afirmou.

O professor Tiago Oliveira aproveitou o momento para entregar ao deputado um documento assinado por outras lideranças indígenas das etnias Terena e Guarani, onde agradecem o empenho do deputado.

O Projeto de Lei 34/2015, de autoria do deputado Pedro Tobias, já passou pelas Comissões de Constituição e Justiça, Administração e Relações do Trabalho e agora vai para a Comissão de Educação.

cezinhademadureira@gmail.com

alesp