Crise no orçamento das prefeituras para a saúde


22/10/2015 11:30 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Lancaster presidiu a audiência (foto: Edivaldo Santana)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ponto pacífico entre prefeitos de cidades paulistas é a falta de recursos para arcar com o custeio e novos investimentos na área da saúde. Este foi o tema de audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na ocasião presidida por seu vice-presidente, o deputado Gil Lancaster (DEM).

Em entrevista após a audiência, Lancaster afirmou que as críticas a respeito do aumento dos repasses para as prefeituras merecem atenção. "Os prefeitos e secretários são os que, de fato, sabem como está a saúde nas cidades, mas também é preciso considerar os investimentos estaduais", disse o deputado.

A audiência, realizada para avaliar a situação orçamentária da Secretaria de Estado da Saúde, também teve como foco promover o debate sobre os recursos da União para os municípios. Estiveram presentes prefeitos e representantes de chefes do Executivo de cidades paulistas.

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) e da Associação Paulista dos Municípios (APM) também participaram da audiência pública.

Do lado dos municípios, prefeitos e secretários de Saúde afirmaram que faltam recursos da União e Estado para a área, especialmente no que diz respeito à atenção básica. Já por parte do governo paulista, foi defendido que o governo faz investimentos em atenção básica por meio de diferentes programas de saúde.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp