Audiência pública debate PL que trata de planos de valorização dos recursos fundiários
27/10/2015 20:46 | Da Redação - Foto: Marco Cardelino
A deputada Marcia Lia (PT), coordenadora da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, e o deputado Mauro Bragato (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar pela Regularização Fundiária Urbana e Rural, participaram nesta terça-feira, 27/10, da mesa de trabalhos de audiência pública sobre o Projeto de Lei 1209/2015, que dispõe sobre planos públicos de valorização e aproveitamento dos recursos fundiários, que tramita em urgência na Assembleia.
Já foram realizadas reuniões para debater o PL em Araraquara, no dia 22/10, e em Mirante do Paranapanema, no dia 26/10, ambas com o objetivo de ouvir opiniões e esclarecer dúvidas de participantes. "Estamos aqui para ajudar na melhoria da qualidade de vida dos assentados e queremos formatar um acordo para colocar o PL em votação", disse Bragato.
Participaram vereadores, membros do Incra e do MST de diversas cidades paulistas, representantes de cooperativas, assentados e agricultores. A modernização jurídica nos assentamentos, prevista no PL, visa melhorar a condição de vida dos assentados e a manutenção do jovem no campo. As sugestões feitas nas audiências serão usadas para ajustar o texto final do PL.
Pontos destacados
Três pontos foram destacados na reunião: maior participação da sociedade civil no processo de seleção das famílias a serem assentadas; debate dos critérios para a obtenção da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar; e participação da sociedade de forma ativa na regulamentação da lei.
Na opinião de Marcia Lia, o PL vai melhorar a questão da titulação de terras, que passará de permissão de uso para concessão de uso; a possibilidade da sucessão hereditária, que permite aos filhos continuar trabalhando no lote, após o falecimento dos pais. "As audiências foram extremamente importantes, pois pudemos avaliar e obter contribuições para melhorar o PL. Agora vamos conversar com os demais deputados da Casa, especialmente os da situação, para que possamos incorporar as sugestões feitas", concluiu a parlamentar.
Participaram da mesa também Claudemir Peres, diretor de Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo; João Antonio Savedra, do Ministério de Desenvolvimento Agrário; Matheus Gringo, do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra e Ulisses Gomes, vereador da cidade de Sumaré.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições