Audiência pública debate PL que trata de planos de valorização dos recursos fundiários

O encontro foi coordenado por frentes parlamentares que tratam do setor agrário
27/10/2015 20:46 | Da Redação - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Claudemir Pires, Mauro Bragato, Márcia Lia, João Antonio Saveda, Matheus Gringo e Ulisses Gomes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177597.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claudemir Peres <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião nesta terça-feira, 27/10<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177598.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Paulo Vásquez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Debate sobre PL que trata de planos de valorização dos recursos fundiários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Marcia Lia (PT), coordenadora da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, e o deputado Mauro Bragato (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar pela Regularização Fundiária Urbana e Rural, participaram nesta terça-feira, 27/10, da mesa de trabalhos de audiência pública sobre o Projeto de Lei 1209/2015, que dispõe sobre planos públicos de valorização e aproveitamento dos recursos fundiários, que tramita em urgência na Assembleia.

Já foram realizadas reuniões para debater o PL em Araraquara, no dia 22/10, e em Mirante do Paranapanema, no dia 26/10, ambas com o objetivo de ouvir opiniões e esclarecer dúvidas de participantes. "Estamos aqui para ajudar na melhoria da qualidade de vida dos assentados e queremos formatar um acordo para colocar o PL em votação", disse Bragato.

Participaram vereadores, membros do Incra e do MST de diversas cidades paulistas, representantes de cooperativas, assentados e agricultores. A modernização jurídica nos assentamentos, prevista no PL, visa melhorar a condição de vida dos assentados e a manutenção do jovem no campo. As sugestões feitas nas audiências serão usadas para ajustar o texto final do PL.

Pontos destacados

Três pontos foram destacados na reunião: maior participação da sociedade civil no processo de seleção das famílias a serem assentadas; debate dos critérios para a obtenção da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar; e participação da sociedade de forma ativa na regulamentação da lei.

Na opinião de Marcia Lia, o PL vai melhorar a questão da titulação de terras, que passará de permissão de uso para concessão de uso; a possibilidade da sucessão hereditária, que permite aos filhos continuar trabalhando no lote, após o falecimento dos pais. "As audiências foram extremamente importantes, pois pudemos avaliar e obter contribuições para melhorar o PL. Agora vamos conversar com os demais deputados da Casa, especialmente os da situação, para que possamos incorporar as sugestões feitas", concluiu a parlamentar.

Participaram da mesa também Claudemir Peres, diretor de Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo; João Antonio Savedra, do Ministério de Desenvolvimento Agrário; Matheus Gringo, do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra e Ulisses Gomes, vereador da cidade de Sumaré.

alesp