Fosfoetanolamina sintética é tema de audiência em Brasília


03/11/2015 15:36 | Da assessoria do deputado Ricardo Madalena

Compartilhar:

Ricardo Madalena ao lado de Gilberto Chierice<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ricardo Madalena (PR) participou da reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia e de Assuntos Sociais do Senado, em Brasília, que debateu a descoberta, o desenvolvimento e o uso da fosfoetanolamina sintética. A substância é apontada por seus desenvolvedores como capaz de auxiliar na cura do câncer.

O professor doutor em química, Gilberto Chierice, que sintetizou a substância, e o oncologista clínico e mestre em bioengenharia pela USP, Renato Meneguelo, que iniciou testes clínicos com a fosfoetanolamina sintética, falaram sobre os resultados positivos alcançados nas medições. Também apresentaram pacientes que tiveram melhoras significativas com a utilização da fosfoetanolamina sintética no tratamento contra o câncer, que falaram sobre suas experiências.

"Entrei nessa cruzada para que todos os testes e estudos necessários sejam realizados e a fosfoetanolamina sintética possa ser fornecida aos pacientes com câncer. Já solicitei ao reitor da USP, professor doutor Marco Antônio Zago, que coloque a faculdade de medicina da universidade para realizar os testes clínicos. Pedimos também uma audiência com o governador Geraldo Alckmin para tratarmos dos assuntos pertinentes à substância. Esperamos que no futuro a fosfoetanolamina sintética se torne um medicamento e possa ser prescrita, o que vai trazer mais esperança para todos que são afetados por esta terrível doença", disse Madalena.

ricardomadalena@al.sp.gov.br

alesp