Após cinco anos, Alckmin envia pacote de medidas indicadas por parlamentar


05/11/2015 10:58 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:

André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A indicação número 1465/2008, apresentada por André Soares (DEM), foi atendida pelo governador Geraldo Alckmin, após 5 anos de seu protocolo na Assembleia Legislativa.

O pacote de medidas, que propõe aumentos nas alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de cigarro e cerveja e a redução do mesmo imposto sobre medicamentos genéricos, foi apresentado por Alckmin na semana passada.

"Estamos há 5 anos lutando para que ocorra esse repasse a fim de diminuir o valor dos medicamentos e lutar contra o tabagismo", justifica Soares.

A proposta tem como principal meta apresentar providências importantes para a melhoria da saúde pública no Estado. Vale ressaltar que produtos ligados diretamente à necessidade da população, sendo imprescindíveis à vida e à saúde humana, devem ser menos tributados que mercadorias não tão essenciais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência do fumo. Em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar subindo.

No Brasil, o tabagismo, que é considerado uma doença epidêmica, resulta em cerca de 200 mil mortes por ano. Cânceres de pulmão e laringe são os que mais matam. Em 2012, foram registradas 23.501 mortes de câncer de pulmão e 4.339 de laringe no país.

asoares@al.sp.gov.br

alesp