Fundação Abrinq é homenageada pelos 25 anos de criação


06/11/2015 18:51 | Da Redação: Lilian Fernandes Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq e Davi Zaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fundação Abrinq recebe homenagem na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq, recebe placa comemorativa de Davi Zaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178121.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Tilkian e Davia Zaia destacam que a Fundação Abrinq já beneficiou mais de oito milhões de crianças e adolescentes no Brasil <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa homenageou, nesta sexta-feira, 6/11, os 25 anos da Fundação Abrinq " que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência.

O evento, de iniciativa do deputado Davi Zaia (PPS), recebeu Synesio Batista, vice-presidente da Fundação Abrinq; Carlos Antonio Malheiros, desembargador do Tribunal de Justiça e membro do Conselho da Fundação; membros da Diretoria da Fundação e assessores do deputado Antonio Salim Curiatti (PP).

Zaia destacou a importância de vários programas desenvolvidos pela Fundação, como o Prefeito Amigo da Criança. "A Fundação chama a atenção para que as políticas públicas em defesa da criança e do adolescente sejam eficientes, tenham qualidade e resultado. Fazemos questão de registrar aqui, na Assembleia, esse importante trabalho e coloco a Casa à disposição para que utilizem nossos recursos para divulgar a Fundação Abrinq", declarou Zaia.

O presidente da Fundação Abrinq, Carlos Tilkian, considerou que a proposta pode colaborar para realizar um grande sonho da Fundação, que é transformar o Estado de São Paulo em uma referência para todo o país, na proteção da infância e da adolescência. "A partir dessa homenagem, podemos realizar um trabalho aqui na Assembleia, em prol da infância e da adolescência", comemorou Tilkian.

Zaia entregou uma placa comemorativa a Tilkian, em homenagem à Fundação Abrinq, que, em 25 anos, já beneficiou mais de 8 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, com o apoio de 926 empresas, 208 organizações sociais, 1.251 voluntários e 69.801 doadores.

Projetos atuais

Aos 25 anos de existência, a Fundação fez um programa de planejamento estratégico, com a ajuda de uma consultoria, para os próximos 10 anos, identificando os novos e emergentes problemas da sociedade brasileira. "Estamos convictos de que através das ações das prefeituras conseguiremos mudar a realidade das crianças e adolescentes, com o Programa Prefeito Amigo da Criança", declarou Tilkian.

Neste programa, candidatos a prefeitos assinam, em campanha, um termo de compromisso com a Fundação para realizar um investimento mínimo na área voltada à criança e ao adolescente. Nos próximos anos, a Fundação vai integrar os programas Prefeito Amigo da Criança e Empresa Amiga da Criança.

Dentro das novas ações, o foco será em relação às creches. "Apenas 22% das crianças têm creches disponíveis no Brasil, é um problema crônico", cita Tilkian. O representante da Fundação Abrinq explicou que a criança de até 3 anos de idade está numa época de importante desenvolvimento das atividades cerebrais. Muitas vezes, na falta de creche, a criança acaba ficando com o irmão mais velho, o que atrapalha o desenvolvimento, e gera situação de risco, abandono ou violência. "Nosso grande esforço será voltado à viabilização de creches", finalizou Tilkian.

Origem da Fundação

Em 1989, um grupo de empresários do setor de brinquedos se reuniu para inaugurar o conceito de empresas socialmente responsáveis, pois acreditavam que todos os cidadãos brasileiros têm responsabilidade sobre as crianças, e não apenas o governo.

Foi assim que a Abrinq criou, dentro de sua estrutura, uma Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança, núcleo da futura Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, fundada oficialmente em 1990. "Um de nossos primeiros trabalhos foi contra o trabalho infantil. Há 20 anos, havia mais de 7 milhões de crianças trabalhando e, consequentemente, fora da escola. Hoje, esse número foi reduzido, mas ainda há em torno de 3 milhões de crianças nessa situação", declarou Tilkian.

Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação tem como estratégias: estímulo e pressão para implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e as governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, estímulo à responsabilidade social, articulação política e social na construção e defesa dos direitos; e conhecimento da realidade brasileira em relação aos direitos da criança e do adolescente. Seus programas estão organizados em três eixos: educação, proteção e saúde.

A Fundação atua como uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

alesp