Continuidade dos testes da fosfoetanolamina sintética


06/11/2015 15:46 | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:

Instituto da USP em que é produzida a fosfoetanolamina sintética<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178131.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Rafael Silva (PDT), em pronunciamento realizado na tarde desta quinta-feira, 5/11, na Assembleia Legislativa, declarou que o governo do Estado deve se envolver diretamente na continuidade dos testes em seres humanos da fosfoetanolamina sintética, produzida por cientistas no campus da USP de São Carlos.

O parlamentar afirma que "há mais de 20 anos essa substância é produzida pela USP de São Carlos e tem obtido resultados positivos para vários pacientes".

O líder do PDT encaminhou ofício ao secretário da Saúde, David Uip, solicitando informações sobre a maneira como o Estado vem atendendo as liminares judiciais contra a USP, mas a resposta não veio de forma adequada.

Segundo Rafael Silva, no ofício da Secretaria da Saúde, de 27 de outubro, o médico David Uip indaga quem seriam as pessoas que foram beneficiadas com o uso da substância química, quem as relacionou e as contou, e ainda, como aferir a referida "melhora nos sintomas".

Para o deputado, "milhares e milhares de pessoas sonham com a possibilidade de receber esse medicamento, razão pela qual o governador do Estado não tem o direito de tirar a esperança dessas pessoas de lutarem contra o câncer".

Para Silva, "as autoridades precisam cumprir o que está previsto na Lei Federal 6.360/1976 em seu artigo 24 e posteriormente a Lei Federal 10.742/2003, onde determina que estejam isentos de registro os medicamentos novos, destinados exclusivamente a uso experimental, sob controle médico, podendo, inclusive, ser importados mediante expressa autorização do Ministério da Saúde".

rlsilva@al.sp.gov.br

alesp