Colecionadores de veículos antigos apresentam reivindicações na Assembleia Legislativa
O presidente Fernando Capez, juntamente com os deputados Itamar Borges (PMDB), Carlão Pignatari e Coronel Telhada (ambos do PSDB) receberam reivindicações de representantes da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), acompanhados por seu presidente Roberto Suga, nesta segunda-feira, 9/11, no Salão Nobre da Presidência. Na pauta, o fim das restrições a caminhões nas rodovias paulistas nos finais de semana e a isenção de taxa de licenciamento para veículos antigos.
A primeira reivindicação, a ser resolvida diretamente com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), versa sobre a restrição que os caminhões têm para rodar nas rodovias paulistas em finais de semana. A FBVA pleiteia exceção aos caminhões de coleção (chapa preta), pois os eventos de exposições desses automóveis acontecem principalmente aos finais de semana.
Já sobre a isenção da taxa de licenciamento, os integrantes da federação informam que esses veículos representam uma frota mínima diante do total do Estado de São Paulo. Em relação a esse item, os parlamentares ponderaram se a isenção seria só para veículos que pertencem a museus ou para todos os colecionáveis.
Os representantes da FBVA também solicitaram que a regulamentação do numeral de placa seja acionada novamente, o que já acontece em vários estados brasileiros. Segundo eles, é um costume de antigos colecionadores registrar na placa do automóvel o ano de sua fabricação (ex: ABC-1970). Esse hábito dos colecionadores, além de indicar a anosidade do veículo, o valoriza.
O último pedido dos colecionadores refere-se à parte da verba do Fundo de Turismo, que eles querem que seja direcionada a eventos de automobilismo. Ao final, foi agendada uma nova reunião para quarta-feira, 11/11, para dar continuidade na análise das reivindicações.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições