Moção de aplauso a professor da Escola Aggeo Pereira do Amaral


12/11/2015 10:31 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


Foi aprovada na quarta-feira, 11/11, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a moção de aplauso apresentada pelo deputado Raul Marcelo (PSOL), que reconhece o mérito do professor de filosofia Valdir Volpato pelo trabalho escolar baseado na obra "Vigiar e punir", de Michel Foucault, estendendo os aplausos à coordenação pedagógica, aos estudantes e à direção da Escola Estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral, em Sorocaba.

Professor de educação básica II e mestrando em filosofia pela PUC-SP, Volpato desenvolveu um amplo e aprofundado estudo com os alunos, baseado no livro de Foucault.

A escola e o professor foram pressionados por policiais militares que tentaram censurar os trabalhos e repreendê-los, mesmo prevendo a Constituição Federal, no artigo 206, a observação dos princípios de liberdade no ensino. A comunidade escolar, no entanto, manteve-se firme na defesa da liberdade de cátedra e no direito ao conhecimento de forma livre.

Para Raul, "tratar de direitos humanos é fundamental para o exercício da cidadania e da democracia e o assunto precisa ser discutido". O deputado também apresentou um ofício à Defensoria e ao Ministério Público de São Paulo para que os órgãos tomem providências relativas às ofensas e retaliações sofridas por professores, alunos e pela direção.

Cópias da Moção serão encaminhas à Escola Estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral, à Diretoria Regional de Ensino da Região de Sorocaba e à Secretária da Educação do Estado.

raul@raulmarcelo.com.br

alesp