1ª Mostra de Cinema da Alesp exibirá clássico dos anos 50


19/11/2015 19:20 | Da Redação

Compartilhar:

Convite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg179840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Carnaval em Lá Maior", um clássico dos anos 50 Clique para ver a imagem ">

A 1ª Mostra de Cinema da Alesp terá início no próximo domingo, 22/11, no auditório Franco Montoro. Em sua estréia, exibirá um clássico dos anos 50: "Carnaval em Lá Maior", a partir das 10h. As mostras ocorrerão aos finais de semana na sede do Parlamento paulista e fazem parte da iniciativa da Presidência da Assembleia de aproximar, cada vez mais, a população do Legislativo paulista.

O projeto é fruto de uma parceria público-privada entre a Maristela Filmes, Secretaria de Cultura, MIS-Museu da Imagem e do Som e TV Cultura e a Assembleia, juntamente com o apoio da empresa Moviecenter, referência em infraestrutura para produção de conteúdo áudio visual.

Os presentes à estreia já poderão conferir a programação das próximas exibições. O intuito da mostra é a produção do cinema paulista. No primeiro trimestre, o homenageado é o produtor Mário Audrá Junior. Os filmes que serão exibidos durante a mostra fazem parte do acervo que está sendo restaurado pelo Museu Digital do Cinema Paulista (MUD-SP). Após os processos de restauração, os filmes serão exibidos e posteriormente disponibilizados ao público por meio de cópias digitais através do Cinema, TV, plataformas VOD (Video on demand) e internet.

Neste propósito de incentivar a proximidade entre a população e o Legislativo, a atual Mesa Diretora, sob a presidência do deputado Fernando Capez, determinou a abertura do estacionamento durante os finais de semana para os frequentadores do Parque Ibirapuera; promoveu a Exposição Cenários, que conta com 220 fotos de cidades do interior de São Paulo no começo do século XX, com imagens de 20 cidades, além de oito mapas.

Outras iniciativas foram a realização da Exposição de Veículos Antigos, que foi realizada em parceria com a Federação Brasileira de Veículos Antigos, no último dia 8/11, no estacionamento da Casa; o acordo firmado com a USP para trazer o acervo cultural da Universidade até a Assembleia, assim como analisar e receber da Universidade de São Paulo os trabalhos de mestrado, de doutorado e as pesquisas científicas e traduzir esses trabalhos em Projetos de Lei, ou em ações concretas junto ao poder executivo; e o recebimento de parte do acervo do Museu do Ipiranga - que tem a USP como responsável pela curadoria -, para que sejam realizadas exposições na Casa.

alesp