Questionada a reorganização escolar proposta pelo Estado


25/11/2015 16:32 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Por meio de Requerimento de Informação, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), questiona o secretário de Educação, Herman Jacobus Voorwald, sobre a reorganização escolar proposta pela gestão Alckmin e que levou estudantes a ocuparem até esta terça-feira, 24/11, 132 escolas em todo o Estado. Segundo o deputado, o plano de reorganização proposto "terá como consequência direta o remanejamento e o fechamento de diversas escolas, assim como a superlotação de muitas outras".

"Os pais, alunos e docentes da rede paulista foram devidamente consultados durante a elaboração dessa reorganização?" e "quantas e quais escolas serão fechadas?", são as perguntas iniciais do parlamentar. A partir desses questionamentos, Enio Tatto direciona o Requerimento de Informação para a situação da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Jardim Novo Horizonte, região do Varginha, capital.

"Por que o ensino médio está sendo retirado da escola, quando há espaço físico para que ele seja mantido?", indaga. Ele lembra que "a maioria dos alunos iniciou sua vida escolar neste estabelecimento de ensino" e pergunta sobre as razões pelas quais haverá a remoção, ressaltando que a trajetória educacional não deveria ser desconsiderada. Inquire, ainda, como será resolvida a questão da mobilidade dos alunos que serão transferidos, uma vez que não há transporte público que conecte os bairros.

Ao destacar que a situação dos alunos da região é de vulnerabilidade social, pergunta "se não haverá transtornos sociais, psicológicos e econômicos decorrentes da transferência". "Quais serão as ações acerca da segurança dos alunos que se moverão, em sua maioria, a pé para chegar ao estabelecimento de ensino definido pela Secretaria?", é mais um de seus questionamentos.

"E possível demonstrar, por meio de mapas, como se dará a mobilidade dos alunos, considerando a distância que terão que percorrer"; e "se está sendo levado em conta os laços criados ao longo do tempo pela convivência entre alunos, professores, pais, mães e funcionários da Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves", são as perguntas finais.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp