Parlamentar forma Comissão Capivara Viva


27/11/2015 12:17 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Feliciano (5º da esq. p. dir.) em comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Feliciano Filho (PEN) foi o anfitrião da Audiência Pública Febre Maculosa: matar Capivaras resolve?, que recebeu técnicos do governo, especialistas em manejo de capivaras no combate à febre maculosa e ativistas da proteção animal na noite de quarta-feira, 25/11, na Assembleia Legislativa.

Representantes das Secretarias Estaduais de Saúde e do Meio Ambiente afirmaram que a prioridade de suas equipes é a saúde humana e que, segundo seus técnicos, a eliminação das capivaras seria a única opção " daí a autorização para o abate.

Por outro lado, a audiência também contava com a participação dos maiores especialistas em manejo de capivaras do país, Tarcísio Rego de Paula, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (MG) e o biólogo Sérgio Greif, membro da Comissão Antivivisseccionista da Assembléia. Ambos foram enfáticos em afirmar que nem abater, nem retirar as capivaras revolve o problema da febre maculosa. Paula informou, ainda, que as capivaras,quando infectadas, ficam doentes por 7 a 12 dias, depois curam-se sozinhas e ficam imunes à doença, não atuando mais como vetores. Seria possível vacinar as capivaras com uma versão inócua do vírus, imunizando todas e acabando de vez com a epidemia.

Feliciano conclamou os presentes a integrar a Comissão Capivara Viva, para buscar soluções técnicas definitivas para diminuir o risco de contaminação da febre maculosa sem o abate de capivaras.

felicianofilho@@al.sp.gov.br

alesp