Servidores elegem representante no Conselho Deliberativo do ILP


30/11/2015 20:10 | Do ILP - Tainá Freitas Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

 Frederico Bortolato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 30/11, foi realizada a eleição de representante dos servidores ativos no Conselho Deliberativo do Instituto do Legislativo Paulista (ILP). A votação ocorreu na sala de aula do ILP, onde os eleitores puderam votar, em sigilo, das 10h às 17h. Concorreram como candidatos Vicente Sedrangulo Filho, técnico legislativo da Divisão de Apoio às Comissões, e Frederico Bortolato, analista legislativo da Divisão de Desenvolvimento Organizacional, este último, o representante eleito.

Para Vicente Sedrangulo Filho, "o cerne da proposta é ser um porta-voz e defensor dos anseios e propostas dos funcionários desta Casa, visando o desenvolvimento técnico-profissional, e dar transparência a todos." Já para Frederico Bortolato, "o ILP teve seu papel, fundamental na construção da democracia e da cidadania, esvaziado nos últimos anos. É preciso reposicionar o instituto e dar um novo sentido frente às suas atribuições e prerrogativas. Tal como na macropolítica, isso somente será possível por meio da participação e da transparência. Proponho, assim, ser o canal de interlocução da Casa e dos funcionários com o planejamento e gestão do ILP, baseado na abertura, participação, colaboração e transparência, por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação na construção de agendas e propostas".

Foram 140 votos, sendo 90 para Frederico Bortolato e 50 para Vicente Filho. A apuração foi iniciada às 17h01 pela Comissão Eleitoral (e fiscalizada pelos dois candidatos) e terminou, aproximadamente, as 17h37.

A votação foi conduzida pela Comissão Eleitoral composta por Leda Roxana Valverde Barbato, analista legislativo, e Aparecido Manoel Pereira dos Santos, técnico legislativo. Já a apuração contou com a colaboração de Felipe Gomes, técnico legislativo, César Hayashi, técnico legislativo, Tania Rodrigues Mendes, diretora executiva do ILP, Elcio Avelino Araújo, gestor da Divisão de Administração de Recursos Humanos, e Tainá Freitas, estagiária de comunicação do instituto.

Todos os servidores ativos da Assembleia Legislativa de São Paulo foram convidados a votar. A eleitora Ana Paula Hirama, do setor de informática, acredita que "a eleição ajudou a conhecer um pouco mais do Conselho Deliberativo do ILP e de como o funcionário participará. Espera-se que haja uma participação maior e que os cursos atraiam cada vez mais a população". Já o eleitor Márcio Vasques, técnico legislativo, considera "importante as opiniões dos candidatos" e que a presença de um servidor como representante é sinal de transparência. Alguns dos funcionários que compareceram à votação não sabiam que a eleição existia até então, e foi com a divulgação, com o apoio da Divisão de Comunicação Social, por meio de banners e e-mails com o perfil dos candidatos, que tiveram ciência e puderam decidir em qual candidato votar.

O Conselho Deliberativo é fundamental: nas reuniões, decidem o plano de trabalho do instituto para que continue com o bom andamento, deliberam sobre os cursos e eventos gratuitos fornecidos aos parlamentares e cidadãos, e entre outros. Por isso, é importante que os funcionários tenham voz e escolham seus representantes para serem bem representados em questões tão importantes como essas.

alesp