Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria da Construção reúne lideranças do setor
Na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi lançada, na segunda-feira, 30/11, a Frente Parlamentar da Indústria da Construção, presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB) e que tem como vice-presidente o deputado Ricardo Madalena (PR).
"É um privilégio lançar a Frente Parlamentar da Indústria da Construção aqui na Fiesp. A frente é um instrumento importantíssimo para a interlocução entre a iniciativa privada e o poder público. Precisamos unir forças. Propor leis, regramentos e adequações para que o setor volte a crescer", declarou Itamar Borges.
A frente parlamentar conta com a participação de 63 deputados estaduais paulistas e com o apoio de mais de 70 sindicatos e entidades da cadeia produtiva da construção. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva por meio da sustentação dos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano, visando assegurar o equilíbrio entre o poder público e a iniciativa privada, com segurança jurídica, previsibilidade e garantias.
Segundo o diretor titular do Deconcic, Carlos Eduardo Auricchio, o setor atua em 4 pontos importantes, mineração, indústria de materiais, comércio e serviços e construção. "Temos como objetivo discutir uma agenda propositiva para a sustentação dos investimentos em obras e redução do ciclo de obras, que trará redução de custos e a atração de novos investimentos", afirmou.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ressaltou a importância da indústria da construção para o país."Não existe desenvolvimento do PIB sem crescimento da construção. Quando você fala em emprego, em crescimento, a construção precisa estar junto. Os números da cadeia produtiva mostram isso", finalizou. O setor da construção constitui uma das cadeias produtivas mais representativas na geração de empregos, 13,2% da força de trabalho, e responsável por expressiva participação no PIB do país, 9,9%.
As pautas prioritárias da frente parlamentar são: viabilizar as propostas do Programa Compete Brasil, da Fiesp; implementar ferramenta de acompanhamento de obras emblemáticas; estimular a adoção do conceito de Modelagem de Informação da Construção (BIM); implantar o Sistema Integrado de Licenciamento de Obras nas cidades paulistas (Silo); padronizar os códigos de obras municipais; reduzir o fator acidentário de prevenção (FAP/RAT); simplificar o regime de substituição tributária para materiais de construção; e promover a segurança em edificações.
O lançamento da Frente Parlamentar da Indústria da Construção contou com a participação de importantes lideranças do setor, como o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; os secretários João Carlos Meirelles (Energia e Mineração), Duarte Nogueira (Transportes) e Patrícia Iglecias (Meio Ambiente); o diretor titular do Deconcic da Fiesp, Carlos Eduardo Auricchio; o presidente da CDHU, Marcos Penido; os deputados estaduais Ramalho da Construção (PSDB), Roberto Moraes (PPS) e Ricardo Madalena (PR); e o deputado federal Samuel Moreira (PSDB/SP); o presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp " Consic, José Carlos de Oliveira Lima; o secretário adjunto da Habitação, Nelson Baeta Neves; o presidente da Investe-SP, Juan Quirós; o subsecretário de Mineração, José Jaime; o superintendente do DNPM, Ricardo Moraes; o superintendente do DNIT, Roberto Ravagnani; além de sindicatos, entidades e outras lideranças do setor.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações