Parlamentar reivindica levantamento de casos de microcefalia na região de Campinas


03/12/2015 11:34 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg181861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupado com o aumento de casos de microcefalia no nordeste do país, Edmir Chedid (DEM), reivindicou à Secretaria da Saúde que seja realizado um levantamento nas unidades públicas da Região Administrativa de Campinas a fim de se identificar possíveis casos da doença.

A preocupação está fundamentada no alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecendo que há uma relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia no Brasil. "É preciso que haja uma avaliação em relação a supostos casos da doença, que também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, o mosquito responsável pela epidemia de dengue em Campinas", disse.

De acordo com Chedid, a própria OMS solicita que todos os países estabeleçam a capacidade de diagnóstico da doença e que se preparem para o aumento no número de casos, reforçando o atendimento pré-natal e neurológico. O comunicado reconheceu, pela primeira vez, a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia, ao mencionar o estudo brasileiro do Instituto Evandro Chagas.

"Em decorrência do grande número de casos de dengue, nossa preocupação é que os municípios da região possam ser acometidos por este vírus, que traz grandes problemas à saúde pública. Por isso, esperamos que a Secretaria possa realizar urgentemente este levantamento para que todas as medidas possíveis sejam adotadas em parceria com as administrações municipais", afirmou Edmir.

echedid@al.sp.gov.br

alesp