Lei sobre microcefalia tramita na Assembleia Legislativa


04/12/2015 11:05 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Informação é uma das armas contra a microcefalia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg181919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em São Paulo, uma proposta de Gil Lancaster (DEM), que tramita na Assembleia Legislativa (Alesp), pode tornar lei uma série de ações de combate e prevenção à microcefalia, doença que afeta os bebês durante a gestação.

Mais de 300 cidades de 13 Estados do Brasil enfrentam hoje umas das crises de saúde pública que causa preocupação extrema nas autoridades públicas e população por conta dos 1.248 casos notificados de microcefalia. Dois casos registrados na capital paulista são de gestantes que estiveram nos estados de Pernambuco e Paraíba.

Preocupado com o grave problema da microcefalia, o parlamentar espera que o projeto de lei seja aprovado com urgência na Assembleia Legislativa. "Espero que possamos aprovar este projeto e tenho certeza que todos os deputados serão favoráveis porque é uma questão de saúde pública que nos causa preocupação extrema, e só difundindo informação sobre a microcefalia poderemos evitar o surgimento de novos casos. Informação e prevenção são essenciais", disse o deputado Gil Lancaster, presidente da Comissão de Saúde da Alesp.

Pelo texto do Projeto de Lei 1509/2015, o parlamentar propõe a criação da Semana de Prevenção e Combate à Microcefalia em todo o Estado de São Paulo. O principal objetivo da proposta é levar informação à sociedade e criar espaços de discussão com autoridades públicas a respeito da prevenção e combate à microcefalia. A ideia é que seja realizada sempre na semana do dia 18 de outubro.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp