Deputado entrega relatório da CPI das Santas Casas ao governador


04/12/2015 11:54 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Edson Rogatti (à esquerda), Ed Thomas e Padre Afonso, com Alckmin (centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg181923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin recebeu das mãos do Padre Afonso Lobato (PV) na última terça-feira, 1/12, o relatório final da CPI das Santas Casas, da qual ele foi o relator. O parlamentar foi recebido pelo governador no Palácio dos Bandeirantes, juntamente com o deputado Ed Thomas (PSB), presidente da CPI e o presidente da Federação dos Hospitais e Santas Casas do Estado (Fehosp), Edson Rogatti.

A reunião serviu para expor as dificuldades financeiras e materiais dessas entidades e a necessidade de haver um esforço conjunto de todas as esferas governamentais para reverter a crise pela qual passam as santas casas e hospitais filantrópicos do Estado e pela redução dos custos dos municípios no financiamento da saúde.

Na oportunidade, Padre Afonso também sugeriu ao governador a possibilidade de transformar o Hospital Frei Galvão, de Guaratinguetá, em referência de alta complexidade para os 17 municípios do Vale Histórico. "Conversamos bastante sobre o assunto e ele acenou positivamente, prometendo em breve dar uma resposta", disse Padre Afonso.

Também foi cogitada junto ao governador a possibilidade de se aproveitar a estrutura da Santa Casa de Guaratinguetá para referência de média complexidade.

Atualmente os moradores têm que se deslocar até 340 km para ter atendimento. "Isso é desumano, pois essas pessoas já estão fragilizadas pela doença e ainda precisam enfrentar a estrada, saindo de casa de madrugada e só voltando à noite", disse Padre Afonso.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp