Proposta facilita realização de exames de sangue sem pedido médico


07/12/2015 16:40 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:


Um novo projeto de lei apresentado por André Soares (DEM), na Assembleia Legislativa, facilita a realização de alguns exames de sangue em laboratórios particulares, sem a necessidade da apresentação de solicitação médica.

A propositura especifica os seguintes exames: Hemograma com contagem de plaquetas e frações; verificação de sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo; colesterol total e frações; TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) e TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica); ureia e creatinina; ácido úrico; glicemia; grupo sanguíneo e fator RH; triglicérides; glicemia de jejum e sorologia.

Por se tratar de análises importantes e simples, a proposta de Soares visa desburocratizar a exigência do pedido médico para a realização desses tipos específicos de testes. "Acreditamos que os exames são básicos e podem ser pedidos independentes da pessoa apresentar ou não sintomas de que algo está errado com sua saúde", salientou André.

Ao tornar esse processo mais rápido, sem a necessidade da marcação de uma consulta médica que pode demorar a acontecer, o cidadão tem acesso facilitado a um laudo que pode ser um grande indicador de prevenção de doenças.

O projeto seguirá para a apreciação das comissões da Casa e seguirá para votação em plenário.

asoares@al.sp.gov.br

alesp