Constituição, Poder Legislativo e Justiça Militar são temas de seminário na Assembleia
09/12/2015 22:06 | Da Redação: Giulia Mendes e Mateus Lima Fotos: Bruna Sampaio
O Seminário Internacional Constituição, Poder Legislativo e Justiça Militar promoveu nesta quarta-feira, 9/12, encontro entre representantes de tribunais militares de várias partes do mundo, que expuseram o funcionamento desses tribunais em seus países. A iniciativa é um resultado da parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP).
O representante da Grécia Dimitrius Zafeiropoulos, promotor chefe da Corte Apelativa Militar de Atenas, Grécia, e membro da primeira mesa coordenadora, comparou a jurisdição militar internacional com o sistema de justiça militar brasileiro. Zafeiropoulos classificou a justiça militar brasileira como "muito ativa, eficiente e robusta". Ele citou a importância dela no âmbito internacional, enumerando diversos casos da participação brasileira em outros países. Também falou sobre o papel da promotoria militar: "não tenho dúvida que a promotoria (militar) constitui o coração dos procedimentos criminais".
Na segunda mesa do seminário, o professor José Feliz Palomino Manchego abordou a atuação da justiça militar na América Latina. Ele explicou a independência do poder militar e sua isenção, já que não sofre influência do poder político e permite ao juiz tomar as decisões necessárias sem interferência.
Ele prosseguiu dizendo que a jurisdição militar é singular no mundo todo, e que os poderes civil e militar podem e devem andar juntos, de forma pacifica e harmônica.
Por último, o juiz Fernando Pereira, vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, explicou o funcionamento da justiça militar no Brasil. Ele disse que esse é o ramo mais desconhecido do poder judiciário no Brasil: "é uma justiça especializada que pode ser confundida com uma justiça de exceção". O juiz fez um acompanhamento da justiça militar no Brasil desde 1830, quando ela surgiu, e apontou seu desenvolvimento ao longo do tempo. Fernando Pereira fez questão de esclarecer que os tribunais e os juízes militares pertencem ao poder judiciário.
Ao final das apresentações, os palestrantes receberam da Assembleia Legislativa de São Paulo uma medalha alusiva ao evento. Participaram também do seminário a presidente do ILP, Patrícia Rosset, e o deputado Coronel Telhada (PSDB). O segundo dia do Seminário Internacional acontece nesta quinta-feira, 10/12, às 10h, no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições