Parlamentar declara apoio ao plano de combate ao Aedes aegypti


11/12/2015 12:53 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Edmir afirmou que haverá treinamento de profissionais de todo o Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Executivo instituiu o Plano Estadual de Combate às Arboviroses, coordenado pela Secretaria da Saúde. A atividade, que recebeu apoio do 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), será desenvolvida em parceria com outras 11 secretarias estaduais e também com as administrações municipais.

O intuito é combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. "Esta será uma verdadeira força-tarefa, que envolverá ainda os profissionais da Polícia Militar e da Defesa Civil. Caso seja necessário, o governo do Estado também poderá acionar o Exército nas atividades previstas para este verão", disse.

Edmir explicou que esta iniciativa também contará com médicos, enfermeiros e agentes de saúde pública. "Além dos profissionais que já atuam no Estado, deverão ser contratados mais 500 agentes comunitários para reforçar as atividades de combate ao Aedes aegypti. Está previsto um treinamento de profissionais de saúde de todo o Estado", completou.

Para garantir o desenvolvimento das atividades, o Estado confirmou a instituição de fundo estadual específico para o enfrentamento das arboviroses, visando responder a todas as demandas que se fizerem necessárias. O valor deste fundo será superior a R$ 50 milhões/ano. "Esta é uma ação importante; afinal, foram confirmados 630.021 casos de dengue no Estado", finalizou o parlamentar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp